Receita retém 1,3 milhão de declarações na malha fina; veja principais motivos

22/09/2023 15h58 Omissão de rendimentos e deduções com despesas médicas estão entre os erros mais comuns
Por Valor Investe , Brasil
Receita retém 1,3 milhão de declarações na malha fina; veja principais motivos ..

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (22) o balanço das declarações de Imposto de Renda 2023 e informou que 1.366.778 milhão de declarações foram retidas em malha fiscal, a popular malha fina. Esse número representa 3,1% do total de documentos entregues.

O fisco liberou nesta sexta-feira a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 e avisa que vai pagar vai pagar R$ 1,9 bilhões para 1,2 milhão de contribuintes no dia 29 de setembro.

Com isso, a receita encerra o pagamento de todas as restituições do exercício 2023 que não apresentaram inconsistência. Entre março e setembro de 2023, a Receita Federal recebeu 43.481.995 declarações do IRPF 2023, ano-base 2022.

Do total de declarações retidas em malha:

954.814 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é Imposto a Restituir (IAR). O número corresponde a 70% do total de DIRPF retidas;

386.102 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é Imposto a Pagar (IAP). O número corresponde a 28% do total de DIRPF retidas;

25.962 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é zero, isto é, não há valor de Imposto a Restituir, nem a Pagar. O número corresponde a 2% do total de DIRPF retidas.

Os principais motivos para ter a declaração retida segundo a Receita Federal:

58,1% - Deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total de motivos de retenção).

27,6 % - Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.

10,0% - Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.

4,3% - Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

Como saber se vai receber a restituição?

Para consultar se vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração caiu na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular