Copa do Mundo: técnico da Bélgica admite risco de Lukaku ficar fora

09/11/2022 08h43 Roberto Martínez diz que vai esperar diagnóstico dos médicos até esta quinta, quando divulga lista final. Atacante da Inter de Milão sofre com lesão na coxa
Por GE, Itália
Copa do Mundo: técnico da Bélgica admite risco de Lukaku ficar fora (Foto: Daniele Mascolo/Reuters)

A Bélgica vai esperar até o último minuto. Mas admite o risco de não ter o seu maior artilheiro na Copa do Mundo. Em entrevista ao jornal L’Equipe, o técnico Roberto Martínez mostrou preocupação com a situação física do atacante Lukaku, da Inter de Milão. Ele sofre com uma lesão na coxa esquerda.

“Por enquanto, ele não está apto para jogar. Está nas mãos dos médicos. Estamos preparados para esta situação”, declarou Martínez.

Lukaku sofreu uma lesão no final de agosto e só voltou a jogar no fim de outubro. No entanto, esta semana ele teve uma “distensão na cicatriz miocárdica do bíceps femoral da coxa esquerda”, segundo a Inter de Milão. O atacante esteve em apenas cinco das 19 partidas feitas pelo time italiano na temporada.

Roberto Martínez citou o caso do ex-zagueiro Vincent Kompany, que teve uma lesão antes da Copa do Mundo de 2018 e desfalcou a Bélgica nos dois primeiros jogos daquele Mundial.

– Se ele (Lukaku) estiver apto a participar de um desses três primeiros jogos (da primeira fase), é um jogador que precisamos no nosso time – reconheceu Martínez.

“Se ele não puder, ele não será chamado. Trabalhamos dia a dia. É totalmente uma decisão médica”, disse o treinador.

Lukaku tem 68 gols em 102 jogos com a camisa da Bélgica. É o maior artilheiro da equipe. Roberto Martínez, que comanda a seleção desde 2016, reiterou que sua comissão técnica conhece muito bem o atacante, de 29 anos. E isso é um trunfo.

– Vemos vários sinais de melhoria. A gestão de uma lesão muscular é muito pessoal. O departamento médico tem trabalhado com ele provavelmente durante a maior parte dos últimos 20 anos. Esperar um pouco antes do anúncio da equipe nos dará tempo para avaliar a melhora em seus tecidos, para estimar o cronograma de sua recuperação.

“Se ele estiver apto para voltar à competição até 1º de dezembro, estará conosco. Caso contrário, ele não participará da próxima Copa do Mundo”, garantiu.

A Bélgica está no Grupo F da Copa do Mundo, ao lado de Croácia, Canadá e Marrocos. A estreia dos belgas é no dia 23, contra os canadenses.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular