Volta às aulas para alunos de escolas públicas de Osvaldo Cruz é hoje

03/02/2020 05h20 Confira os detalhes das datas das unidades de ensino neste ano e as mudanças propostas pela Secretaria da Educação.
Redação - Luanna Machado* - Informações: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Osvaldo Cruz - SP
Volta às aulas para alunos de escolas públicas de Osvaldo Cruz é hoje .

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação de Osvaldo Cruz divulgaram o calendário escolar de 2020. Nesta segunda-feira, dia 03, começam as aulas para os estudantes em todas as unidades de ensino estaduais e municipais de Osvaldo Cruz.

Maria Leny Scramin, Secretária da Educação de Osvaldo Cruz, fala com entusiasmo para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, que está tudo pronto para o início do ano letivo. "Estamos preparadíssimos para a volta às aulas. Tivemos uma semana muito intensa, muito rica de capacitações e planejamento e as equipes de forma geral estão treinadas e motivadas para dar início a este ano com louvor. As nossas escolas estão todas equipadas, em ordem, passaram por limpezas de caixa d'água, dedetização, tudo o que é preciso para que a escola esteja apta para receber os alunos. As escolas ganham vida quando se tem alunos e o nosso objetivo é fazer com que eles aprendam e sejam felizes com o que aprenderam e com certeza nosso professor está exercendo esse papel com muita propriedade. Desejamos a todos um feliz retorno e que 2020 marque a vida de nossos alunos com um aprendizado de qualidade que é o que a Rede de Ensino oferece com tanta dedicação.", destacou.

Calendário Escolar 2020 e Mudanças

A partir deste ano, as escolas estaduais de São Paulo terão um novo calendário escolar. Haverá a introdução de dois novos recessos, um no fim do primeiro bimestre e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas. Confira as datas:

- Início do ano letivo: 3 de fevereiro

- Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril

- Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho

- Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro

- Encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro

Melhoria da Aprendizagem

As principais novidades são a previsão de períodos de recesso após o término do 1º e do 3º bimestres, com atividades diferenciadas opcionais nas escolas que mais precisam e que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem; Semanas de Estudos Intensivos para recuperar, reforçar e aprofundar aprendizagens de todos os estudantes, de forma alinhada às avaliações; e planejamento escolar que cumpra os 200 dias letivos, para efetivar os direitos de aprendizagem dos estudantes, potencializado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR).

A nova organização dos recessos, que passam a acontecer ao final do 1º e 3º bimestres, contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres. “Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”, destaca o secretário Rossieli Soares.

Além disso, o calendário 2020 propõe Semanas de Estudos Intensivos, realizadas em momentos-chave do ano para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. "As mudanças têm o objetivo de fortalecer as habilidades essenciais a serem trabalhadas durante essas semanas, direcionando as ações dos professores, de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes", explica Caetano Siqueira, coordenador da Coordenadoria Pedagógica, da Secretaria da Educação do Estado.

Apesar das mudanças no recesso, as férias dos professores continuam como nos anos anteriores, incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho. Essa alteração foi motivada pelo diagnóstico da pasta, baseado em evidências educacionais, que apontam que a concentração de férias em longos períodos tem impacto negativo na aprendizagem, em especial para alunos de menor renda.

 

 

Supervisão de Acally Toledo *

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!