Você Repórter: Creche do Bairro Mario Covas de OC não abre e causa revolta nos pais

28/10/2019 14h04 Funcionárias da creche não foram trabalhar por conta do ponto facultativo.
Redação - Cristiano Nascimento, Osvaldo Cruz - SP
Você Repórter: Creche do Bairro Mario Covas de OC não abre e causa revolta nos pais Creche Holanda Zocatelli Benito, bairro Mário Covas. (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Cristiano Nascimento)

Após decreto de Ponto Facultativo realizado pelo prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Carlos Mazucato, referente ao dia do funcionalismo público, que é comemorado nesta segunda-feira (28), funcionárias da creche Holanda Zocatelli Benito, do bairro Mário Covas, não foram trabalhar, o que causou transtornos para pais dos alunos da CEI.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias e Metrópole FM acompanhou nesta manhã a chegada de alguns pais na creche para deixar seus filhos onde foram recebidos pela a coordenadora do local que informava que devido ao ponto facultativo as funcionárias daquela creche não foram trabalhar, assim os pais tiveram que retornar para a casa com seus filhos.

Uma das mães não quis se identificar, mas disse que o fechamento da creche em plena segunda-feira, sem aviso prévio, causou prejuízos a ela, tendo que faltar no trabalho por não ter com quem deixar o filho.

Silvana Bolicato, proprietário de uma Van Escolar, falou com a nossa reportagem sobre o prejuízo causado pelo fechamento da creche. "Eu fiz como sempre faço, peguei as crianças e deixei em todas as creches sendo estavam funcionando normalmente. Somente a unidade do bairro Mário Covas que estava fechada. Quando cheguei com as crianças por lá a diretora falou que não tinha como ficar com as crianças porque não tinha funcionárias. Isso me causou transtornos porque eu tive que entrar em contato com todos os pais para poder devolver as crianças. Teve uma que ficou comigo até mais de 9h da manhã, porque a mãe trabalha em uma empresa e eu tive dificuldade de conseguir contato, quando consegui a mãe teve que sair do trabalho e ir ficar com a criança, já que não tinha com quem deixa-la. Não quero prejudicar ninguém, acho que é direito delas a folga, mas deviam ter avisado com antecedência, assim evitaria todos esses transtornos. Entrei em contato com a Polícia e fui orientada a registrar boletim de ocorrência e também fazer uma reclamação na própria prefeitura.", disse.

Já um outro dono de van escolar, que preferiu não se identificar, disse que foi avisado na sexta-feira (25) de que a creche do Mário Covas não abriria, com isso ele avisou os pais que não mandaram as crianças para o local.

O outro lado

A reportagem entrou em contato com alguns funcionários da creche que informaram que o decreto do prefeito Mazucato não especificava abertura de creche e que se sentiram no direito de folgar também no dia do funcionalismo público.

Em outros decretos o Prefeito Edmar Mazucato decretou ponto facultativo ao funcionalismo público de todas as repartições, destacando que os serviços essenciais como ambulâncias e coleta de lixo trabalhariam normalmente e que as creches funcionariam em sistema de plantão.

Já neste último, o prefeito decretou ponto facultativo a todo funcionalismo público sem especificar os serviços essenciais.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação, Maria Leny Scramim, que disse que não estava ciente do fato, mas que iria verificar o ocorrido.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular