Tupã inicia semana de prevenção contra a leishmaniose visceral

13/08/2020 06h36 Serão passadas orientações sobre a doença e buscas ativas de animais que apresentem sinais e sintomas da doença.
Redação - Acally Toledo - Informações: Tupã City, Tupã - SP
Tupã inicia semana de prevenção contra a leishmaniose visceral .

Leishmaniose Visceral (#EuApoioeFaçoParte), que vai do dia 10 a 15 de agosto.

Durante a programação, as equipes da Pasta realizarão visitas em bairros do município, orientando sobre sinais e sintomas da doença e fazendo busca ativa de animais que apresentem quadro semelhante ao da leishmaniose visceral.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações da campanha deste ano, que serão desenvolvidas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com as Unidades de Saúde e agentes comunitários, serão aplicadas de maneira diferente, por conta da possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

Para isso, os agentes usarão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante todo o tempo da visita nas residências, onde os moradores também serão orientados a usarem ao menos máscaras de proteção.

O responsável pelo CCZ, Robison Luiz, explicou que a leishmaniose visceral é uma doença perigosa e que requer constante acompanhamento por meio das equipes de Saúde, para que o diagnóstico seja rapidamente realizado.

"Além de a doença atingir os animais, é importante ressaltar que ela pode ser transmitida para humanos. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral", explicou.

Robison acrescentou que, para combater a doença, os agentes de Saúde passarão todas as orientações aos munícipes sobre como evitar a proliferação do mosquito vetor dentro de sua residência.

"Lembrando que o CCZ está à disposição de todos, durante o ano inteiro, em casos de dúvidas ou suspeitas sobre a doença, tanto nos animais de estimação, como em pessoas que apresentem casos semelhantes. Para isso, os munícipes podem solicitar visitas em suas casas para a averiguação, através do número (14) 3404-2202", disse.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular