Setor de Saúde de OC disponibiliza vacinação contra o HPV

17/09/2018 05h47 Meninas a partir de 9 e meninos a partir de 11 anos de idade devem ser vacinados.
Redação - Acally Toledo e Kako de Oliveira, Osvaldo Cruz - SP
Setor de Saúde de OC disponibiliza vacinação contra o HPV .

A vacina contra o HPV faz parte do calendário regular de vacinas há bastante tempo e possui uma grande eficácia. Por conta disso, o Ministério da Saúde tem orientado intensificar o chamamento para que crianças e adolescentes, público alvo da vacina, busquem a imunização.

Segundo a enfermeira responsável pela Sala de Vacinas do Centro de Pediatria Dr. Tavares, Franciele Anselmo, a vacinação contra o HPV é feita em duas doses em meninas a partir de 9 e meninos a partir de 11 anos de idade. "A vacinação contra o HPV tem como público alvo meninas acima de 9 anos e meninos acima de 11 e é feita em duas doses sendo que a segunda é realizada seis meses depois da primeira. É importante estar atento porque muitas vezes acontece o esquecimento em buscar a segunda dose, o que compromete a eficácia do processo, que depende da aplicação correta das duas doses para uma proteção efetiva.", disse.

A vacina não tem nenhuma contraindicação e está disponível em Osvaldo Cruz, na Sala de Vacinas do Centro de Pediatria Dr. Tavares e nos PSFs São José, Álvaro Campoy e Vale do Sol.

O QUE É O HPV (PAPILOMAVÍRUS HUMANO)? (Informações Ministério da Saúde)

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais.

Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

COMO OCORRE O CONTÁGIO DO HPV?

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

QUAIS OS TIPOS DE HPV QUE APRESENTAM RISCO DE DESENVOLVER O CÂNCER?

O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer.

Existem 12 tipos identificados como de alto risco (HPVs tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59) que têm probabilidades maiores de persistirem e estarem associados a lesões pré-cancerígenas.

Os HPVs de tipo 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo (cerca de 70%). Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos casos de câncer de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. Os cânceres de boca e de garganta são o sexto tipo no mundo, com 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano. A incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral.

Os HPVs de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular