Iniciado em 2015, o Setembro Amarelo é um movimento mundial que veio para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, existe prevenção em mais de 90% dos casos.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Apesar de números tão alarmantes, o assunto é evitado e tratado como tabu, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.
Em entrevista exclusiva à reportagem do Portal Metrópole de Notícias e Rádio Metrópole FM, a juíza de direito Dra. Ruth Duarte Menegatti falou sobre a importância dessa campanha de conscientização. "O mês de setembro foi escolhido a nível mundial para que fossem realizadas ações de combate e prevenção ao suicídio. Devido ao aumento dos índices de casos na nossa região, principalmente com relação a crianças e jovens, foi decidido levantar a bandeira em prol a Criança e Juventude.", disse.
A Dra. Ruth Duarte Menegatti falou também sobre o empenho das autoridades quanto ao assunto. "O Poder Judiciário está atento aos números alarmantes que existem na nossa região e diversas autoridades estão envolvidas para que se promovam atividades em prol da vida. Esse ano, nós levantamos a questão da infância junto com diversas autoridades e com isso escolhemos o tema 'Esperança - Ajudar as pessoas a buscar a razão de viver'. Então, fica o convite a população de Osvaldo Cruz para que participe dos eventos relacionados a essa campanha. Sabemos que existem diversas atividades, muitos setores que já se empenham em promover a vida e nesse momento é muito importante levar até as escolas, palestras que versem sobre a importância da vida e que desperte nas pessoas a vontade de viver. Que esse Setembro Amarelo venha para nos lembrar de focarmos mais nesse tema tão importante.", finalizou.
Sobre o CVV www.cvv.org.br
O CVV - Centro de Valorização da Vida - é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962 e está engajada promovendo atividades neste movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.