Neste mês de Maio, a Prefeitura de Osvaldo Cruz, em parceria com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, e a APROC, deram início ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que tem como intuito realizar das fiscalizações industrial e sanitária dos produtos de origem animal, assegurando ao consumidor a qualidade e a segurança do alimento de origem animal e também diminuir os custos para os produtores.
A Prefeita Vera Lucia Alves (Vera Morena), aproveitou o momento para agradecer a equipe de fiscalização, e também ressaltou a importância do SIM para os comerciantes de Osvaldo Cruz, afim de isenta-los dos custos para receber o selo de aprovação.
Neste primeiro momento, os produtores receberão orientações de fabricação, manuseio e armazenamento dos produtos. Em segundo plano, haverá fiscalizações, e as leis sancionadas pode levar a apreensão materiais e equipamentos que estejam desregularizados.
A orientação principal, é que os produtores procurem se informar, afim de evitar problemas.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Guilherme Trovó, destacou que a Secretaria de Agricultura fica a disposição da população para mais informações, na Praça Osvaldo Martins, Rua Armando Salles n°530, das 8 da manhã as 17:00, de segunda a sexta-feira.
E também estará disponível, a médica veterinária, Dra. Regina, na sede da Casa da Agricultura, pois a parceria com a APROC (Associação de Produtores Rurais de Osvaldo Cruz) possibilita a fiscalização regulamentada, sem custo algum.
O que é o SIM?
-SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL
- O QUE FAZ SIM?
O SIM é responsável pela realização da fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, assegurando ao consumidor a qualidade e a segurança do alimento de origem animal
- POR QUE FOI ESTRUTURADO EM OSVALDO CRUZ?
Para dar segurança aos consumidores quanto à qualidade do alimento de origem animal a ser consumido.
- QUAIS TIPOS DE ALIMENTOS O SIM INSPECIONA?
Exemplos: derivados de carne como (hambúrgueres, espetinhos, linguiças, salsichas e outros) ou de derivados de leite (queijo, manteiga, requeijão e etc), principalmente.
- COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
A Prefeitura de Osvaldo Cruz não quer multar ninguém. A Prefeitura quer orientar os produtores desses alimentos para que vendam com segurança e garantam a saúde da população.
Por isso a Prefeitura contratou uma médica veterinária que vai orientar os produtores locais a respeito de como proceder nas boas práticas sanitárias, como organizar os ambientes de manipulação dos ingredientes, sobre como embalar e vender os produtos.
O objetivo é diminuir os custos para os produtores ao mesmo tempo em que dá garantia sanitária à população.
- COMO OS PRODUTORES DEVEM PROCEDER?
A médica veterinária fica na sede da Casa da Agricultura, já que a Prefeitura fez uma parceria com a APROC (Associação de Produtores Rurais de Osvaldo Cruz). É só procurá-la para orientações específicas, sem custo algum.
- HAVERÁ FISCALIZAÇÃO?
Sim, é papel nosso fiscalizar. Porém neste primeiro momento vamos orientar todos os produtores e num segundo momento é de nossa responsabilidade a fiscalização.
- QUEM NÃO OBEDECER AS REGRAS?
É passível das sanções previstas em lei, apreensão de materiais fabricados fora das regras e outros problemas. Então a orientação é que procure informações, orientem-se para evitar problemas.