A televisão brasileira está passando por mudanças e no dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico que funciona em aparelhos de TVs antigos (tv de tubo) será desligado na nossa região. Com isso, os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com a qualidade de som e imaginam muito superior à analógica.
Por conta de toda essa mudança e para que nenhum brasileiro fique sem sinal de televisão, a Seja Digital foi criada para realizar a operacionalização de migração de sinal para o digital.
O Prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, esteve em Presidente Epitácio - SP, onde assinou um convênio com o programa para que a população de baixa renda da cidade possa estar adquirindo esses kits de maneira gratuita.
O Diretor Financeiro e de Logística da SEJA Digital, Carlos Saldanha, em entrevista à imprensa, deu mais detalhes sobre o assunto. "Seja Digital é uma entidade sem fins lucrativos que, em parceria com as prefeituras está comunicando a população sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. É um programa de distribuição de Kits compostos por antena e conversor para sinal digital, que são destinados a pessoas beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal como, por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. A distribuição desses kits para quem se encaixa no perfil é totalmente gratuita.", destacou.
Então, moradores de Osvaldo Cruz e da região que são beneficiários dos programas sociais do governo federal, podem entrar em contato através do telefone 147 ou pelo site sejadigital.com.br portando o número de inscrição social. Assim, ele será informado se tem direito ou não ao kit e, se tiver, estará acontecendo um agendamento para a retirada desses produtos.
A Seja Digital
A Seja Digital é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.
A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.
Para saber se está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.
A equipe de atendimento está disponível todos os dias da semana e a qualquer hora do dia ou da noite para fazer o agendamento da retirada do kit gratuito ou esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV.