Prefeitura de OC inicia aplicação de veneno contra a dengue

23/03/2023 16h10 Segundo nota encaminhada para a imprensa, será aplicado veneno em quintais e em toda a cidade com caminhonetes e equipamentos próprios.
Fonte: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz - SP
Prefeitura de OC  inicia aplicação de veneno contra a dengue .

A Prefeitura de Osvaldo Cruz anunciou que a partir desta quinta-feira (23) inicia a nebulização contra o mosquito transmissor da dengue. De acordo com uma nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa, será aplicado veneno em quintais e em toda a cidade com caminhonetes e equipamentos próprios.

A epidemia da doença vem assolando Osvaldo Cruz nos últimos meses. De acordo com o último balanço divulgado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, até esta quunta-feira (23), Osvaldo Cruz tinha registrado 2.030 casos positivos da doença neste início de ano. De quarta para quinta, houve um aumento de 146 casos em um dia.

Outras há 350 pessoas com sintomas de dengue que aguardam resultados de exames. São três óbitos confirmados e o caso do garoto Miguel, de 7 anos, que é tratado como suspeito.

Segundo a prefeitura, cerca de 700 colaboradores estão empenhados no combate à dengue, incluindo profissionais de saúde, serviços e operações urbanas e educação. 

Além dos 10 agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde que estão realizando busca ativa incessante nos bairros de toda cidade, a Prefeitura também conta com 200 colaboradores das frentes de trabalho que realizam a retirada de objetos que possam acumular água, aplicam larvicida em ralos e objetos que possam servir como criadouro para o mosquito transmissor. 

Outras medidas importantes incluem a retirada de objetos com água parada, a nebulização de bloqueio em casos confirmados de dengue, a aplicação de veneno em bueiros de toda cidade, o monitoramento de pontos estratégicos de possível criadouro de larvas e a avaliação da densidade larvária, que é realizada 4 vezes ao ano. 

Além disso, a Prefeitura adquiriu recursos junto ao Ministério da Saúde para intensificar o combate à dengue, incluindo a aplicação de veneno em quintais e em toda a cidade com caminhonetes e equipamentos próprios. 

A rede municipal de ensino também está envolvida na luta contra a dengue, trabalhando na educação e orientação das crianças para levar informações e mudanças de comportamentos para suas famílias. 

A população também pode contar com 8 postos de saúde nos bairros, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que recebem pacientes com sintomas da dengue. Além disso, foi aberta uma unidade de apoio com equipe de profissionais completa no Centro de Pediatria, com atendimento de segunda a sexta-feiras das 12h às 20h e aos sábados e domingos das 8h às 12h para recepcionar pacientes com dengue. Isso sem contar com o Pronto Socorro da Santa Casa, que também presta assistência a pessoas com sintomas da doença. 

Para combater o mosquito transmissor em locais de difícil acesso, está sendo feita a aplicação de veneno em bueiros de toda cidade. 

Além disso, foi implantado o programa de caçambas comunitárias em 15 pontos diferentes do município para que a população descarte corretamente restos de construção, podas de árvores e móveis velhos em locais adequados.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular