Osvaldo Cruz recebe Circuito Sesc de Artes com 9 atividades neste sábado

20/04/2018 08h58 Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Osvaldo Cruz e a Prefeitura Municipal, o evento chega com sua caravana artística trazendo para os osvaldo-cruzenses uma programação itinerante com oficinas, espetáculos, intervenções literárias, filmes e shows.
Redação - Kako de Oliveira - Fonte: OCNEWS, Osvaldo Cruz - SP
Osvaldo Cruz recebe Circuito Sesc de Artes com 9 atividades neste sábado .

Você, seus amigos e familiares são convidados especiais do Sesc Thermas de Presidente Prudente para ocupar a Praça da Matriz, em Osvaldo Cruz, no sábado (21), e viver experiências únicas com as atividades do Circuito Sesc de Artes.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Osvaldo Cruz e a Prefeitura Municipal, o evento chega com sua caravana artística trazendo para os osvaldo-cruzenses uma programação itinerante com oficinas, espetáculos, intervenções literárias, filmes e shows.

A Praça da Matriz, localizada na Av. Brasil, 1040, no Centro, será o palco das atividades que ocorrem das 16h às 21h30 do sábado (21/4). Além de Osvaldo Cruz, na região também recebem o Circuito Sesc de Artes as cidades de Presidente Venceslau, Tupã, Lucélia, Adamantina e Assis, entre os dias 13/4 e 22/4.

A programação em Osvaldo Cruz terá a companhia de teatro Radar 360o, que vem direto de Portugal com o espetáculo Histórias Suspensas. Também haverá mágica do estilo close up, na qual o mágico interage com o público em seus números.

O espetáculo de circo Ilhado promete arrancar risos da plateia, enquanto o Gabinete de Curiosidades e Habilidades oferece vivências e oficinas com robôs que desenham, literatura, caracterização do público em personagens fantásticos e cinema exibindo curtas de animação da Pixar.

Com a proposta de explorar o repertório da música raiz, a sertaneja e folclórica, o projeto Quatro Cantos levará violeiros, compositores e cantadores paulistas para se apresentar nessas cidades.

O Circuito

O evento percorre 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, de 6 a 22 de abril, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território. Em sua décima edição, o Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo.

A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, enfatiza que "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno da atividade cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".

O site do Circuito Sesc de Artes será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ATRAÇÕES

- Teatro

- Histórias Suspensas

- Companhia Radar 360o (POR)

Três narradores do grupo português emprestam seu corpo e sua voz para contar histórias, ao mesmo tempo em que reagem às reviravoltas e mudanças na trama. Cada desvio leva a novas pequenas histórias, enquanto o tempo da ação principal pode ser suspenso, parar ou passar mais rápido, dependendo da interação dos atores com o público, pois a cada apresentação, uma nova história é criada coletivamente.

- Circo

- Ilhado

- Cia. LaMala (SP)

Um morador em situação de rua revela suas habilidades circenses, como equilíbrio, malabarismo, mágica e acrobacia, com novos significados para os objetos mundanos que foram descartados por outras pessoas. Este é o primeiro espetáculo solo do grupo paulista e, com o uso dos elementos de circo, o artista Carlos Cosmai propõe uma reflexão sobre a visibilidade de pessoas que vivem na rua.

- Mágica Close-Up

- Caio Ferreira (SP)

A magia de proximidade, mais conhecida como "close-up magic", são os números executados bem próximos ao público que, mesmo assim, fica abismado com a agilidade e o talento do mágico. Caio Ferreira circula pelo espaço e realiza diversas performances para grupos pequenos de espectadores, com elementos do cotidiano, como cartas, dinheiro, entre outros itens.

- Música

- Quatro Cantos (SP)

Desde 2011, os violeiros, compositores e cantadores paulistas Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira exploram a música do interior do Brasil no projeto Quatro Cantos. O repertório dos shows é de música caipira, sertaneja e folclórica, sem limitações em relação à região de onde vieram as canções, mas com a viola e a cultura popular como ponto comum.

- Gabinete de Curiosidades e Habilidades

- Tecnologia e Artes

- Máquinas de Desenhar

- Estúdio Hacker (SP)

Os participantes da atividade têm a chance de utilizar máquinas analógicas e digitais para fazer desenhos. Com a lousa paramétrica, é possível criar objetos geométricos em duas dimensões, exibidos em tempo real em uma tela. Há ainda dois robôs, um para desenhar com controle remoto e outro que faz desenhos aleatórios, dependendo da posição das canetas acopladas.

Personagens Fantásticos Nunca Inventados

Alberto Duvivier Tembo e Patrícia Marchesoni Quilici (SP)

A atividade desafia os participantes a se transformar em um personagem inédito - um herói ou heroína, vilão ou vilã, monstro ou qualquer outro - utilizando acessórios como máscaras, capas, chapéus e também objetos que serão feitos na hora. Os criadores e seus personagens serão fotografados e sua imagem e características farão parte de um jogo de cartas no estilo SuperTrunfo.

- Literatura Palavra + Imagem

- Cia. Circo de Trapo (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

SERVIÇO

- Circuito Sesc de Artes 2018 em Osvaldo Cruz

- Dia 21 de abril, sábado, das 16h às 21h30.

- Na Praça da Matriz, localizada na Av. Brasil, 1040, no Centro.

Atividades: Histórias Suspensas / Ilhado / Ilusionismo Close-Up / Quatro Cantos / Máquinas de Desenhar / Personagens Fantásticos Nunca Inventados / Curtas de Animação da Pixar / Palavra + Imagem.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular