A Prefeitura de Osvaldo Cruz acaba de editar o DECRETO NÚMERO 4.717/2022 onde declara Situação de Emergência no Município devido às chuvas ocorridas entre os dias 27 a 31 de janeiro de 2022
Devido a prejuízos na zona rural do município, que danificou pontes, estradas e dificultou o trânsito e acesso de pessoas a propriedades rurais e o escoamento da produção, principalmente.
O decreto levou em conta ainda pontos isolados e de maior vulnerabilidade na área urbana e o volume de chuva, em especial no dia 30, que chegou a 149,4 milímetros, segundo Observações Termo - Pluviométrico da Casa da Agricultura de Osvaldo Cruz, culminando na interdição de casas pela Defesa Civil, além da destruição de paredes, muros, infiltrações, etc., prejudicando mormente às famílias mais carentes.
Todo efetivo da Prefeitura de Osvaldo Cruz, por meio de uma força tarefa, dimensionou os prejuízos e toma medidas necessárias para amenizar, na medida do possível, o impacto sobre a população osvaldocruzense, porém é necessário mais.
O decreto é a ferramenta necessárias para as aquisições de bens, produtos e serviços, de forma emergencial para socorrer as equipes que estão na frente de trabalho e moradores afetados.
O decreto ainda autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, também a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O decreto tem validade por 180 dias.