História de adamantinense integra coletânea de 46 textos no livro Contém Esperança

18/08/2021 09h06 História da farmacêutica adamantinense Elaine Cristina Valente é tema de um dos 46 textos do livro.
Por Siga Mais, Adamantina - SP
História de adamantinense integra coletânea de 46 textos no livro Contém Esperança .

A experiência de vida e o relato pessoal no enfrentamento ao câncer, pela farmacêutica adamantinense Elaine Cristina Valente, é um dos 46 textos que integram a coletânea Contém Esperança, livro recém publicado pela editora e-galáxia, com apoio da Pfizer.

Segundo divulgou o jornal Diário do Oeste, em Adamantina, no último sábado (14), nos dias seguintes ao lançamento o livro ficou entre os dez mais vendidos na plataforma Amazon, que comercializa as versões e-book e impressa (compre aqui).

A renda arrecadada com a venda será destinada para a manutenção das atividades da Casa Paliativa. Trata-se um espaço físico, dentro da Casa do Cuidar, em São Paulo, mas que devido à pandemia iniciou seu trabalho no ambiente virtual. Por meio de um grupo do Facebook, a Casa Paliativa abrange pacientes com doenças graves que ameacem a continuidade da vida, seus familiares e cuidadores.

No ano passado, Elaine participou de uma outra coletânea, onde 26 mulheres convidadas assinam relatos emocionantes diante do desafio vivenciado por cada uma delas na luta contra o câncer. A coletânea, de reflexão e ajuda, está no e-book Mulheres Verdadeiras. A organização da publicação é do SOnHe - Sasse (Grupo Sasse Oncologia e Hematologia), de Campinas, em comemoração ao Outubro Rosa.

Elaine foi diagnosticada com câncer de mama em julho de 2016; Após o tratamento permaneceu em remissão até outubro de 2019, quando descobriu a metástase óssea. A partir de então segue em tratamento paliativo, que controla a evolução da doença.

Contém Esperança

Segundo publicou o Diário do Oeste, foi na Casa Paliativa que surgiu a ideia de reunir as histórias em uma publicação. “Na Casa Paliativa participamos de muitas oficinas e uma delas foi sobre o poder de organizar sentimentos através da Escrita Afetuosa, orientada pela jornalista e escritora Ana Holanda. O resultado terapêutico e a explosão de conteúdo de qualidade que aconteceu na comunidade do Facebook após essa oficina levantou a possibilidade de construirmos juntos um livro que pudesse, além de registrar momentos, levar mensagens de esperança a quem lesse”, destaca Elaine à imprensa local.

Ao Diário do Oeste, Elaine revela que o livro traz narrativas de “46 vidas, entre pacientes e familiares que, como ponto em comum, vivenciam algum tipo de dor causada por uma doença que ameaça a continuidade da vida”.

Ao longo de 6 meses, de acordo com a imprensa local, os participantes da oficina se dedicaram a aprender sobre os processos de escrita com diversos autores consagrados, tais como Tiago Ferro, Ruth Manus, Cris Guerra e André Gravatá. Destes encontros surgiu o livro Contém Esperança. “O conteúdo do livro nasceu livremente a partir da experiência de cada um.  A minha participação está no texto "Um minuto" onde abordo as mudanças que podem acontecer numa vida inteira, a partir de uma ocorrência, descoberta ou revelação contidas nessa fração tão pequena do tempo!”, destaca a farmacêutica.

Em entrevista ao Diário do Oeste, a adamantinense lembra que a publicação não traz apenas histórias e não se trata só de mais um livro. “Aqui temos relatos, em prosa, crônicas, verso e poesia de pessoas que escolhem viver, que se reconhecem além das dores e dissabores presentes em suas vidas. Alguns coautores já partiram desse plano, mas deixaram suas falas, seu exemplo registrado e isso tem um significado imenso para todos nós”, acentua. “O meu desejo é que muitas vidas sejam tocadas pelas nossas e que a esperança possa fazer morada em todos esses corações”, ressalta Elaine.

É o que também destaca a médica, escritora e paliativista Ana Claudia Quintana Arantes, uma das fundadoras da Casa de Cuidar e idealizadora do projeto, conforme informou o Diário do Oeste. “Neste livro, cada um narra a história por trás do diagnóstico, se desnuda por meio das palavras, em prosa e poesia, se mostra a partir de quem é. Uma doença, afinal, não os define. E é isso que se pode perceber ao longo dos textos cheios de delicadeza, presença e profundidade. Uma leitura essencial para profissionais de saúde, pacientes e familiares que convivem com doenças graves, além, é claro de gente que respira e até mesmo quem apenas existe. O livro é um mergulho onde o leitor pode aprender sobre vida e esperança sob a ótica de quem não tem tempo a perder”, evidenciou a reportagem do Diário do Oeste.

Casa do Cuidar e Casa Paliativa

A Casa do Cuidar é uma organização social sem fins lucrativos, que atua na prática e no ensino de Cuidados Paliativos, uma assistência integral para pacientes e familiares que estejam diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.

A comunidade conta com atividades que proporcionam diálogo, escuta ativa, bem-estar, qualidade de vida, pertencimento, construção de legado, informações e aconselhamento profissional. Familiares que estão na linha de frente do cuidado de pacientes também são bem-vindos.

A Casa Paliativa está situada na sede da Casa do Cuidar, à Rua Vitorino Carmilo, 644, Santa Cecília, São Paulo (SP), próxima à estação de metrô Marechal Deodoro.

O projeto conta com a supervisão das fundadoras da Casa do Cuidar, a médica Ana Cláudia Quintana Arantes e a psicóloga Cris Ferraz Prade, além de coordenação de Ana Michelle Soares, jornalista, escritora, paciente de câncer de mama metastático e formação em cuidados paliativos pela Casa do Cuidar.

A Casa Paliativa também conta com suporte de todo o staff,  docentes e voluntários da Casa do Cuidar.

Acesse aqui para saber mais.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular