Para tentar amenizar o vazio da igreja sem fieis durante a páscoa, devido à pandemia de coronavírus, fieis da Matriz de São Pedro encheram os bancos da paróquia com fotos da comunidade.
O mesmo gesto tem se repetido em diversas igrejas Brasil afora, já que as missas estão sendo transmitidas apenas pela internet, sem a presença do povo.
De acordo com o pároco da comunidade, padre Carlos Roberto dos Santos, na Semana Santa, e, precisamente na missa mais importante para os católicos, a Vigília Pascal, celebrada na noite do sábado santo, um grupo de leigas e leigos da Matriz São Pedro, impedidos de estarem presente na missa por causa do distanciamento social, tiveram uma iniciativa louvável: buscaram fotografias das pessoas que frequentam as missas na matriz, e as colocaram nos bancos da igreja.
"Desta forma, acompanhando as transmissões e participando ativamente das celebrações em suas casas, verdadeiras igrejas domésticas, elas também estão representadas nos bancos de nossa igreja Matriz, por meio de suas fotos. A emoção é grande: distantes, fisicamente, mas perto, em Jesus", disse o padre.
"Este belo gesto foi um grande presente para todos nós, no dia da ressurreição do Senhor. Jesus está vivo! Ele está no meio de nós, em casa, nos ajudando a passar cada fase deste isolamento. Ele é nossa esperança", finalizou.
O padre ainda deixou um recado:
"Para os católicos, a missa é momento de encontro com Jesus e com os irmãos, sobretudo na Palavra e na Eucaristia. Em tempos de pandemia, causada pelo novo coronavírus, as autoridades eclesiais, civis e sanitárias orientaram e a paróquias e comunidades católicas acataram: as igrejas formam fechadas e, enquanto durar a pandemia, não podem mais ser o espaço para reunir, fisicamente, os fiéis para as celebrações, para evitar todo tipo de contágio. A palavra de ordem é: #FIQUE EM CASA - cuide de sua vida e daqueles a quem você ama".