Exclusivo: Empresária de Osvaldo Cruz esteve em Brumadinho (MG) e conta o que viu da tragédia

29/01/2019 06h49 Rosângela Roma Letra esteve em Brumadinho no dia em que aconteceu o rompimento da barragem de rejeitos da Vale.
Redação - Márcio Dragonetti, Osvaldo Cruz - SP
Exclusivo: Empresária de Osvaldo Cruz esteve em Brumadinho (MG) e conta o que viu da tragédia Tragédia em Brumadinho acontece três anos depois do desastre ambiental em Mariana. Imagem mostra lama de rompimento de barragem em MG. (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

A tarde de sexta-feira (25), vai ficar para sempre na memória da empresária osvaldocruzense, Rosângela Roma Letra, que esteve em Brumadinho (MG), junto com uma amiga no dia em que aconteceu o rompimento da barragem de rejeitos da Vale e que comoveu o país inteiro.

Conversando com exclusividade com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, a empresária contou que estava no município a passeio, afim de conhecer o Parque de Inhotim, localizado no município onde ocorreu a tragédia. 

Em foto, empresária mostra a pousada em que estava a passeio antes de tragédia. (Foto: Cedida com Exclusividade)

"Estávamos almoçando no restaurante da pousada que fica à 11 km do local do acidente, quando de repente chegou a notícia do rompimento da barragem. Tentamos manter a calma pois a pousada ficava no alto e acima do rio, e não corria risco de ser atingida, porém havia a informação do risco do rompimento de uma outra barragem nas proximidades", contou. 

A empresária relatou que os fatos trágicos aconteceram relativamente perto. Não atingiu fisicamente o local em que estava, mas psicologicamente, pois ninguém sabia o real impacto da tragédia. 

"Na noite do acidente queríamos ir embora, mas as rodovias foram bloqueadas, e só consegui sair de Brumadinho no dia seguinte, após a liberação de uma das rodovias", explicou. 

O local em que a osvaldocruzense estava hospedada recebeu diversas pessoas desabrigadas que tinham parentes e amigos desaparecidos, e que tinham perdido casas e objetos pessoais por conta da tragédia. 

"Conversei com uma senhora que estava próximo a uma pousada que desapareceu com a enxurrada de lama, e que escapou da morte por pouco", disse.

A empresária também relatou a grande movimentação de helicópteros sobrevoando a cidade, além da presença de muitos bombeiros que atuaram no resgate das vítimas.

"A todo momento vem à lembrança do desespero das pessoas da cidade, às famílias das vítimas, aos habitantes e profissionais envolvidos no salvamento", finalizou.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular