A empresa Rumo LogÃstica conseguiu a antecipação da concessão da Malha Paulista e terá até o ano de 2058 para reformar e reativar a linha férrea. Após muitas promessas, a população espera que desta vez o trecho situado entre os municÃpios de Bauru/Tupã/Panorama seja reativado e traga investimentos para a região.
O gerente de relações governamentais da Rumo LogÃstica, Emanuel Tavares Costa Júnior, disse que o primeiro trabalho a ser feito pela empresa é a recuperação dos dormentes, que hoje são de madeira. “Estamos aplicando dormentes de aço e concreto que duram 45 anos. Estamos fazendo investimentos para médio e longo prazo”, afirmou.
Para ampliar a capacidade da ferrovia, a empresa terá que ampliar o limite de carga, que passará dos atuais 30 milhões de toneladas/ano para 75 milhões de toneladas/ano. “O projeto tem um investimento de R$ 5 bilhões para a linha férrea, novas locomotivas e vagões”, salientou Costa Júnior. Vale lembrar que o contrato com a empresa tem a previsão de “gatilhos” de investimentos. O gerente explicou que caso a construção do ramal ou a “linha do tronco” da ferrovia chegue ao limite de 80% da sua capacidade, a concessionária poderá fazer investimentos para ampliação de sua capacidade de carga. “O novo contrato dá segurança ao governo federal para fazer investimentos e melhorias e para a concessionária”, afirmou.
Antes dos vagões começarem a trafegar pela ferrovia, o que não se sabe quando vai acontecer, se isso vier a ocorrer, a empresa terá que reformar ainda o porto de Panorama, que precisará de novos investimentos. A Rumo LogÃstica também prevê a construção de uma ferrovia dentro do porto de Santos, para movimentações de vagões de carga.