Depois de 9 dias no cargo, adamantinense Luana Araújo deixa a secretaria de enfrentamento à Covid-19

24/05/2021 05h57 Senador já protocolou requerimento para convocar Luana Araújo a prestar depoimento na CPI.
Por Siga Mais, Brasília - DF
Depois de 9 dias no cargo, adamantinense Luana Araújo deixa a secretaria de enfrentamento à Covid-19 Luana Araújo, em sua posse, no dia 12 de maio. (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Nomeada no dia 12 deste mês para Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, no Ministério da Saúde, a adamantinense Luana Araújo entregou o cargo ao ministro Marcelo Queiroga.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pela coluna Radar Econômico, da Veja e confirmada neste sábado pelo governo federal. "O Ministério da Saúde informa que a médica infectologista Luana Araújo, anunciada para o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, não exercerá a função. A pasta busca por outro nome com perfil profissional semelhante: técnico e baseado em evidências científicas".

A médica infectologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos – instituição que é referência nos estudos sobre a doença – estava animada com as possibilidades de encampar um direcionamento de políticas no combate à pandemia pautadas pela ciência, como destacou em seu discurso de posse. 

Convocação para CPI

Segundo assessores próximos – diz a coluna Radar Econômico – Luana não aceitou “entubar” determinações vindas do Palácio do Planalto.

O fato novo já criou movimentação na CPI da Covid-19. Segundo a mesma coluna, o  senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou um requerimento para convoca-la a prestar depoimento sobre os motivos de sua saída do cargo.

Luana é defensora da vacinação em massa e já declarou ser favorável a medidas restritivas e contra o "kit covid", mesmo para pacientes com sintomas leves.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular