A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizou na última semana nova ação de conscientização no centro da cidade em alusão ao movimento Maio Amarelo. A iniciativa contou com a parceria do Detran-SP, Sest-Senat e Polícia Militar.
Desta vez, a ação aconteceu no cruzamento da Armando Salles com Presidente Vargas.
Durante a mobilização, motoristas, motociclistas e pedestres receberam orientações sobre segurança no trânsito, direção responsável e atitudes que contribuem para a preservação da vida. O foco principal da ação esteve voltado aos motociclistas, considerados um dos públicos mais vulneráveis no trânsito.
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito. Em 2026, o tema da campanha é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a importância da empatia, do respeito e da responsabilidade compartilhada entre todos os usuários das vias.
Além das abordagens educativas, a ação também destacou práticas essenciais para um trânsito mais seguro, como o uso correto do capacete e do cinto de segurança, o respeito à sinalização e a atenção redobrada no tráfego urbano.
O Maio Amarelo busca mobilizar o poder público e a sociedade em torno da segurança viária, promovendo a reflexão sobre comportamentos que podem salvar vidas diariamente.