Decreto determina volta dos atendimentos Drive Thru e Delivery no comércio de OC

22/06/2020 12h32 Atendimento presencial está liberado somente para estabelecimentos considerados essenciais.
Redação - Marcio Dragonetti, Osvaldo Cruz - SP
Decreto determina volta dos atendimentos Drive Thru e Delivery no comércio de OC (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

Na manhã desta segunda-feira (22), durante live transmitada pela página oficial da Prefeitura de Osvaldo Cruz no facebook, o prefeito Edmar Mazucato (PSDB), revogou o Decreto nº 4.471, de 28 de maio de 2020 no município de Osvaldo Cruz, restabelecendo os efeitos do Decreto nº 4.468, de 20 de maio de 2020, que determina a volta do atendimento dos estabelecimentos considerados não essenciais somente por Drive Thru e delivery no comércio de Osvaldo Cruz.

A mudança do atendimento deve-se a reclassificação da região de Marilia para a fase fase 1 (vermelha) no Plano São Paulo, fase que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais.

De acordo com a avaliação, houve um aumento de cerca de 55% nos casos de internação pela doença, o que, segundo o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, demonstra a elevação dos casos graves da doença.

Marília iniciou o processo de flexibilização na fase 2 e se manteve no mesmo patamar na avaliação divulgada no último dia 10 de junho.

O decreto entrou em vigor nessa segunda-feira (22).

Confira abaixo o que é permitido em cada fase:

- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais

- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições

- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores

- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3

- Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!