Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz resgata macaco-prego de residência no Promorar

11/11/2019 06h24 O animal foi devolvido para o seu tutor.
Redação - Cristiano Nascimento, Osvaldo Cruz - SP
Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz resgata macaco-prego de residência no Promorar .

O Corpo Bombeiros de Osvaldo Cruz foi acionado para atender uma ocorrência de resgate de animal em uma residência na Rua Jacarandá, no bairro Promorar.

Pelo local, os militares se depararam com um Macaco-Prego, primata do gênero Sapajus, que aparentava estar muito nervoso, dando trabalho para os bombeiros, mas com ajuda de uma ferramenta chamada Puça, o animal foi resgatado com segurança.

Os militares 2º Sargento PM Cazarim, Soldado PM Renan e Soldado PM Lorandi encaminharam o animal até o Posto de Bombeiros, onde mais tarde o tutor do animal o levou para casa.

Sobre a espécie

Macaco-prego (Spajus nigritus) pertence à família Cebidae e é considerado um dos primatas mais inteligentes das Américas. Espécie possui dois tipos de padrões em regiões diferentes. Na região ao Norte do Rio Paraíba do Sul, os macacos-prego apresentam dois tufos elevados, como se fossem "chifres" na cabeça, e a pelagem é marrom-enegrecida. Já na região Sul, apresentam tufos fundidos e voltados para frente e para o lado, com pelos negros. Ambos apresentam cauda sem preênsil de cor preta.

Vive em bando de oito até 16 animais. Alimenta-se de frutos, sementes, flores, néctar, fungos, seiva, ovos, insetos e pequenos vertebrados. Pode ser observado batendo castanhas e frutos duros em troncos e rochas e ainda retirando insetos de pequenos orifícios usando gravetos. Quando se distancia do bando para se alimentar, mantém contato vocal, manifestando-se com uma variedade de sons.

Costuma parar em posição bípede, porém é considerado um animal quadrúpede. Escala muito bem e pode saltar até três metros de distância.

No período de reprodução a fêmea tem uma gestação que dura até seis meses. A cada acasalamento, nasce apenas um filhote, que é carregado pelos pais ou ainda por outro membro do grupo. A maturidade sexual das fêmeas se dá aos quatro anos, enquanto a dos machos ocorre aos sete.

No Brasil, a espécie pode ser encontrada em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular