O municÃpio de Osvaldo Cruz vem trabalhando já há vários meses, no sentido de elaborar um projeto detalhado, bem feito, no intuito de ser aprovado pelo MIT, o programa MunicÃpio de Interesse TurÃstico do Estado de São Paulo.
A primeira providência foi a criação do COMTUR, o Conselho Municipal de Turismo, onde se discutiu as ações necessárias, os prováveis potenciais de desenvolvimento do turismo em Osvaldo Cruz, bem como, diante das pesquisas de campo, determinar a etiqueta, a identidade do turismo que poderá ser desenvolvido no futuro, uma vez alcançada a classificação de municÃpio de Interesse TurÃstico.
Foi a lei complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que criou uma nova classificação de municÃpio turÃstico.
O Estado de São Paulo possui 70 Estâncias turÃsticas. A nova lei cria 140 vagas para MunicÃpios de Interesse TurÃstico, que também poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos MunicÃpios TurÃsticos administrado pelo DADE - Departamento de Apoio as Estancias.
Todos os MunicÃpios do Estado de São Paulo, exceto os que já possuem o tÃtulo de Estância, podem pleitear o TÃtulo de MunicÃpio de Interesse TurÃstico.
Uma vez MunicÃpio de Interesse TurÃstico, o municÃpio que tiver o seu projeto aprovado, passa a receber recursos do Fundo de Melhoria dos MunicÃpios TurÃsticos do Estado de São Paulo e Osvaldo Cruz está em busca dessa classificação e desse recurso.
De acordo com as pesquisas de demanda realizadas para elaborar o Plano Diretor do MunicÃpio, vários aspectos abordados favorecem o desenvolvimento de atividades turÃsticas em Osvaldo Cruz e as aptidões existem em várias vertentes.
Existe um novo conceito de turismo, com diversas classificações, sendo que o municÃpio de Osvaldo cruz, segundo Robson Ricardo Moreira da Silva, consultor do Senac e responsável pela elaboração do projeto elaborado para buscar essa qualificação junto ao Programa MunicÃpio de Interesse TurÃstico, o MIT.
Os integrantes do Comtur de Osvaldo Cruz estão bastante otimistas com relação a um resultado positivo na avaliação do projeto que será apresentado em breve, na Assembléia Legislativa de São Paulo para ser analisado.