Cocipa reúne fornecedores e apresenta estrutura para trade marketing e fortalecimento de parcerias

21/02/2024 09h05 Cocipa amplia possibilidades de para fortalecimento das marcas e produtos em seus espaços e canais.
Por: Siga Mais, Inúbia Paulista - SP
Cocipa reúne fornecedores e apresenta estrutura para trade marketing e fortalecimento de parcerias Márcio Cavalaro, gerente comercial da Cocipa, detalhou a estrutura e oportunidades de parcerias com fornecedores (Divulgação/Siga Mais).

A Cocipa  - Cooperativa de Consumo de Inúbia Paulista realizou na noite do dia 5 de fevereiro  em seu clube de campo um encontro com cerca de 80 representantes da própria indústria e distribuidoras, onde apresentou sua estrutura para trade marketing em seus espaços físicos e canais digitais, e fortalecimento de parcerias. O SIGA MAIS acompanhou a agenda corporativa A estratégia, bastante comum no segmento, visa promover a cooperação entre fabricantes e varejistas para impulsionar as vendas e otimizar a visibilidade da marca nos pontos de venda.  Pelos seus números, a anfitriã tem qualificadores que validam essa abordagem. Conforme ranking da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, em sua edição mais recente (ranking 2023), a Cocipa ocupa a posição 176 no Brasil, no setor, e a posição 50 no estado de São Paulo. Essa condição competitiva de destaque no varejo alimentar – e por possibilitar ampla visibilidade a produtos e marcas na região da Nova Alta Paulista – cria um ambiente de oportunidades pelas ferramentas de trade marketing. Além de impulsionar as vendas e otimizar a visibilidade da marca nos pontos de venda, as possibilidades incluem ainda a maior inserção desses parceiros nas campanhas promocionais da Cocipa, que a partir deste ano ganham novos contornos. 

Conforme apresentado no encontro desta semana, a tradicional “Hiper Cliente Feliz”, que ocorre no segundo semestre com foco no fim de ano e sorteio de prêmios como automóveis, permanece ativa no calendário, e outras duas campanhas âncoras são incorporadas, para o Dia das Mães e Dia dos Pais. A primeira delas, para as mães, será lançada em abril. Outras ações também têm espaço nos ambientes físico e digitais da Cocipa.

O anfitrião do encontro de trade marketing e porta voz da Cooperativa na interlocução com os mais de 80 representantes presentes foi o gerente comercial da Cocipa, Márcio Cavalaro. “Esse momento foi pensado e criado por nossa equipe de marketing com a consultoria de trade marketing contratada, permitindo estreitar o relacionamento com nossos fornecedores que são essência do nosso negócio”, disse ao SIGA MAIS. “Hoje a gente não compra para vender. A gente vende para comprar. Então a gente tem que fazer todo um trabalho, toda uma estruturação dentro do nosso negócio para que tudo isso aconteça”, prosseguiu.

Nesse desafio, a Cocipa apostou em uma interação que já é bastante comum no setor, com interesses compartilhados pelo varejo e também pelos fornecedores. “A estratégia do trade marketing tem tudo a ver com isso. Por isso estamos aqui estreitando relacionamentos e oferecendo oportunidades para que estejam dentro da Cocipa, criando uma visibilidade ainda maior dos seus produtos”, disse. “A Cocipa é uma vitrine para todos esses fornecedores na nossa região”, destacou.

De certa forma essa aproximação já era operada pela Cocipa pelos seus profissionais, porém houve a necessidade de uma abordagem mais estruturada na oferta dos seus ativos aos parceiros, justificando a contratação de uma assessoria especializada, o que já ocorreu em todo o ano passado. “Contratamos um terceiro com expertise, que nos amadureceu no relacionamento com os nossos fornecedores”, avaliou Márcio. “Estamos há 12 meses com uma empresa contratada e chegamos ao dia de hoje em um evento ainda maior, amadurecendo tudo que foi feito no ano de 2023, e daqui para frente, com certeza, a gente vai crescer ainda mais nesse relacionamento”, projeta.

Saiba mais

Trade marketing é uma estratégia que se concentra nas atividades de marketing direcionadas aos canais de distribuição, varejistas e parceiros comerciais. Seu objetivo principal é maximizar a eficácia das estratégias de marketing, promovendo a cooperação entre fabricantes e varejistas para impulsionar as vendas e otimizar a visibilidade da marca nos pontos de venda.

Além disso, a ferramenta desempenha um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos com os parceiros comerciais, garantindo uma colaboração eficaz entre fabricantes e varejistas. Ao fornecer suporte personalizado, materiais promocionais e programas de incentivo, ajuda a fortalecer a presença da marca no ponto de venda e a maximizar as oportunidades de vendas.

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