Após vandalismo, empresa suspende transporte de estudantes no Jardim Brasil; serviço retoma nesta 3ª

15/03/2022 08h06 Nesta segunda-feira (14), na saída da Emef Teruyo Kikuta, estudantes ficaram sem o transporte.
Por : Sigamais, Adamantina (SP)
Após vandalismo, empresa suspende transporte de estudantes no Jardim Brasil; serviço retoma nesta 3ª Janela e retrovisor olho mágico danificados e vidros da janela quebrada (Cedida).

A empresa que realiza o transporte coletivo urbano de Adamantina, e que faz o transporte escolar de parte dos estudantes no município – por meio do fornecimento de passe escolar adquiridos pela Prefeitura de Adamantina e repassado a esses alunos – deixou de realizar nesta segunda-feira (14) o percurso de retorno ao Jardim Brasil, alegando atos de vandalismo causando danos nos veículos coletivos, e ameaça a motoristas.

Os impactos da suspensão foram sentidos por parte dos alunos da Escola Municipal Teruyo Kikuta, principal destino dos estudantes dessa faixa escolar, entre aqueles que são moradores do Jardim Brasil. O representante da empresa ouvido pelo SIGA MAIS na tarde de hoje alegou novos casos de ameaça nesta segunda-feira, afirmando que a volta dos estudantes para suas casas, ao final da aula do período da manhã, já não contou com os ônibus do transporte coletivo.

Ele disse também que esses episódios de vandalismo e ameaça já tinham sido relatados aos representantes da Prefeitura de Adamantina.

Em meio à apuração do caso, pela reportagem, pais de alunos procuraram o SIGA MAIS e disseram que foram contactados por telefone e mensagens, por representantes da Escola, para que fossem retirar as crianças, em razão da falta do transporte. O comunicado da Escola, aos pais, também cita os motivos elencados pela empresa, inclusive narra ameaças entre alunos.

Veja a mensagem enviada a um dos grupos de WhatsApp onde estão representantes da Escola e pais de alunos, pouco depois das 13h, informando sobre a ausência do transporte:

Retomada

O representante da empresa disse ao SIGA MAIS que o serviço estaria suspenso, temporariamente, até nova decisão, afetando somente o percurso realizado no Jardim Brasil, com o transporte de estudantes.

Depois disso, o SIGA MAIS procurou o secretário municipal de educação de Adamantina, Osvaldo José. Em entendimento com representantes da empresa ficou definido pela retomada do serviço para os estudantes moradores do Jardim Brasil, nesta terça-feira (15), e adiantou também que deverá promover reunião com pais dos alunos, na própria Escola, e que iria buscar o apoio da Polícia Militar.

Na sequência o SIGA MAIS repercutiu essa decisão com o representante da empresa, que confirmou ter sido comunicado pelo secretário municipal de educação.

O último desdobramento do dia foi um comunicado da Escola, no mesmo grupo do WhatsApp, informando que o transporte escolar ocorrerá nesta terça-feira, para os estudantes residentes no Jardim Brasil. Veja:

Vandalismo e ameaças

Desde a retomada das aulas 100% presenciais para todas as escolas, neste ano, as questões sobre o transporte escolar têm gerado repercussão na cidade. No início da operação as queixas vindas de pais e estudantes eram sobre lotação dos veículos e outros fatores organizacionais.

Agora, as queixas são por parte da empresa, que relata ações de vandalismo contra os veículos e ameaças a motoristas. Entre os danos patrimoniais, há bancos danificados, janelas com vidro quebrado, e retrovisor interno “olho mágico” destruído. Um vídeo publicado no perfil de um representante da empresa mostra um dos casos de vandalismo.

Retrovisor “olho mágico” e vidros da janela quebrada (Cedida).

O SIGA MAIS teve acesso a dois boletins de ocorrência registrados pela empresa, sobre danos em ônibus. Um deles foi registrado na Polícia Militar, dia 8, e o outro na Polícia Civil, dia 9, ambos neste mês de março.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular