Uma inciativa da Fatec Adamantina, com a participação dos alunos do curso de Gestão Comercial, permitiu que os estudantes pudessem aplicar, na prática, o conteúdo vivenciado em sala de aula. Eles desenvolveram planos de negócios personalizados para seis empresas parcerias.
A partir da identificação e seleção dos participantes, os estudantes foram a campo, no ambiente das empresas, e desenvolveram planos de negócios que agora podem ser aplicados pelos empresários. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Sincomercio Nova Alta Paulista, de Adamantina.
O saldo desse trabalho, iniciado no semestre passado, foi apresentado no último sábado (29) para o primeiro grupo com seis empresas participantes: Supermercado Suzano, Laís Pré-Moldados, Caixa de Costura, Exótica Calçados, Sonobom Colchões e Restaurante Cheiro Verde. Segundo a Fatec Adamantina, a reação dos empresários ao conteúdo exposto foi positiva.
No encontro de sábado, também foi possível detalhar as próximas etapas do projeto.
Mapeamento dos negócios
No ano passado, no início do projeto, o primeiro desafio da iniciativa foi identificar empresas parcerias que se dispusessem a compartilhar aos alunos informações sobre seus negócios. Depois disso os estudantes passaram a atuar a campo, colhendo informações que permitissem a avaliação técnica das atividades nas organizações, a partir do conteúdo teórico recebido na sala de aula e do suporte oferecido pelos professores.
A partir dos levantamentos, os estudantes – organizados em grupos, onde cada grupo atuou em determinada empresa – puderam mensurar os dados, avaliar pontos positivos e negativos e propor ações, desde questões organizacionais, gestão e estratégias. Os estudantes montaram maquetes das instalações, propuseram meios que podem impactar positivamente nos negócios e conceituaram a missão, visão e valores de cada empresa.
Agora, a Fatec Adamantina já se mobiliza para identificar outras seis empresas que serão avaliadas por um novo grupo de estudantes.