Administração de Salmourão busca implantar o Plano Diretor de Turismo

08/08/2017 16h19 O município busca elementos e referências para elaborar um projeto de turismo.
Redação - Kako de Oliveira, Salmourão
Administração de Salmourão busca implantar o Plano Diretor de Turismo Canal do Inferno, um dos pontos turísticos do município de Salmourão.

A Prefeitura Municipal de Salmourão está iniciando reuniões com intuito de dar início a formação e execução do plano diretor de turismo no município. A primeira reunião para discutir o assunto já foi realizada.

O plano visa identificar pontos e levantar informações que permitem subsidiar a formação de um projeto que possa estar sendo apresentado à Câmara Municipal para aprovação e posteriormente levado ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Turismo para pleito do selo de Município de Interesse Turístico (MIT).

Anualmente são abertas 140 vagas para municípios interessados em conseguir o selo do MIT. Os municípios que conseguem o selo podem receber recursos do Governo do Estado, que podem ser investidos em ações que fomentem a prática do turismo e também em infraestrutura da cidade.

Uma das prioridades é a criação do Conselho Municipal de Turismo, Contur e também as ações que serão executadas pelos seus membros. Além da criação do Contur, também são necessárias etapas como identificar e adequar requisitos exigidos pelo plano, como serviços públicos de água, esgoto e socorro médico local ou regional.

O prefeito Ailson José de Almeida (PV), esclareceu que pensa em criar algo funcional relacionado ao turismo, que possa ser levado adiante também pelas próximas gestões e que, além dos recursos, o mais importante é desenvolver o potencial turístico de Salmourão, para que o município possa ser beneficiado com essa prática.

O MIT é um dos passos necessários para qualquer município interessado conseguir também o título de Estância Turística, o que permite uma arrecadação de recursos ainda maior junto aos Governos Federal e Estadual.

Fonte - Folha Regional

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular