92% dos trabalhadores desejam o trabalho remoto, aponta pesquisa da Sodexo

07/04/2022 08h00 Políticas flexíveis de trabalho e benefícios extensíveis à família são essenciais na retenção e busca por talentos.
Redação - Acally Toledo , Brasil
92% dos trabalhadores desejam o trabalho remoto, aponta pesquisa da Sodexo  .

O trabalho home office imposto aceleradamente pela pandemia permitiu que muitos trabalhadores passassem a desfrutar de mais qualidade de vida no seu dia a dia. Há dois anos vivendo nesse novo formato, muitas pessoas já levam em consideração, em uma eventual troca de emprego, optar por empresas que ofereçam políticas flexíveis de jornada, como dias e localidade, além de benefícios extensíveis à família. 

Essa é uma das principais conclusões da pesquisa pesquisa global O Futuro da Vida no Trabalho encomendada pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive. A divulgação é comandada pela Sodexo Insights - plataforma da Sodexo Benefícios e Incentivos, que passa a ser oficialmente fonte de informação, tendências e análise para o mercado de benefícios.  

Dentre os entrevistados do recorte brasileiro do estudo, 92% afirmam que querem continuar trabalhando remotamente. Porém, em um modelo híbrido, desejam que a frequência na empresa seja, em média, de dois dias por semana, sendo a segunda-feira (70%) e sexta-feira (66%) os dias mais desejados para trabalhar de casa.  

Ainda de acordo com a pesquisa, em uma eventual troca de emprego, além de salário, cargo, responsabilidades e tempo de deslocamento, 21% dos profissionais consideram como mais importante: políticas flexíveis de jornada, como dias e localidade. Em seguida, 17% citam os serviços de apoio ao funcionário, como os voltados à saúde e bem-estar e 16% benefícios como seguro de saúde, creche, vale-alimentação e refeição. 

Quanto à qualidade de vida que muitos afirmam ter conquistado está baseada em alguns benefícios percebidos no home office tais como: evitar o transporte público (55%); sentir-se mais seguro (50%); ter menos estresse e cansaço (49%), e usar o tempo que economiza com o deslocamento para passar mais momentos com a família, fazer cursos e atividades esportivas (45%). 

"Os dados mostram que as pessoas não querem abrir mão da qualidade de vida conquistada com o home office e, por isso, aqueles que têm a possibilidade de trabalhar a distância desejam o modelo hibrído. É importante que as empresas estejam atentas a políticas de flexibilidade para reter e atrair talentos. É preciso atender as novas necessidades do colaborador por meio de benefícios, que estejam alinhados a nova dinâmica do mundo trabalho, que vão desde os voltados à saúde física e mental, como o auxílio psicológico, acesso à alimentação de qualidade até incentivos direcionados ao home office a fim de manterem sua equipe saudável e colaborativa", analisa Renato Pelissaro, Diretor de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos. 

Saúde mental e física 

Os colaboradores das empresas brasileiras foram severamente impactos com o isolamento social imposto pela pandemia quando comparado com outros países. O levantamento constatou dentre os entrevistados, 29% informam que a saúde mental está em nível abaixo do que o normal e 26% declaram queda também no bem-estar físico. No mundo, essa média cai para 15%.  

Para 70% da amostra que afirmam estar com o bem-estar mental afetado, a principal causa está ligada à ansiedade gerada pela pandemia, enquanto 68% estão ansiosos a respeito do futuro e 52% preocupados com a sua saúde e com a das pessoas com quem convivem. Dentre aqueles que buscaram reagir diante do desafio, 30% escolheram a prática esportiva e 26% soluções médicas. 

Já entre os que afirmam ter o bem-estar físico afetado, 65% declaram que a razão é a prática de menos exercício físico; 40% comem de forma menos saudável e 22% consomem mais bebidas alcoólicas.  

Os dados revelam ainda que 91% dos trabalhadores afirmam que gostariam de receber algum tipo de apoio de suas empresas nessas frentes. O principal benefício requerido é plano de saúde, seguido da possibilidade de trabalhar de casa um ou dois dias da semana e, por fim, receber vouchers de refeições subsidiadas, cartões. 

Quando questionados sobre como está a percepção dos trabalhadores em relação ao apoio das empresas, 25% dizem que não recebem equipamentos ou ferramentas necessárias para trabalhar de casa; 27% não têm programas de bem-estar; 30% dizem não receber suporte de saúde mental; 31% não têm benefícios ou programas de recompensa; 33% não têm subsídios para a compra de alimentos quando em home office; 35% não têm serviços de saúde ou de atividade física quando estão trabalhando de casa; 37% não têm serviço de creche para os filhos; e 39% não contam com subsídios de refeições prontas quando em home office. 

Metodologia da pesquisa 

A pesquisa O Futuro da Vida no Trabalho foi encomendada pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive em oito países: EUA, Inglaterra, Espanha, França, Austrália, Alemanha, China e Brasil. Ao total, foram entrevistadas 4.800 pessoas.  

Brasil 

Foram entrevistados 600 adultos inseridos no mercado trabalho local ao longo do segundo semestre de 2021. Os resultados trazem aprendizados que indicam comportamento social e respostas às demandas atuais da sociedade. 

SOBRE A SODEXO INSIGHTS 

É uma plataforma com informações relevantes do mercado e para o mercado. Aberto ao público em geral, é composta por pesquisas, dados e análises liderada pela Sodexo Benefícios e Incentivos. É um canal de acesso a conteúdos factuais, dinâmicos, cujo objetivo é ajudar a trazer os grandes temas que pautam a qualidade de vida, as tendências do ecossistema de benefícios ao colaborador, mudanças no comportamento das pessoas e da sociedade, ao mesmo tempo em que levam insights e análises para os parceiros de negócio como gestores, empresas, estabelecimentos comerciais que ajudam na tomada de decisão.  

 SOBRE A SODEXO 

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha, a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida, um fator essencial para o desempenho dos indivíduos e das organizações. Presente em 56 países, a Sodexo atende 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de Serviços On-site, Serviços de Benefícios e Incentivos, além de Serviços Pessoais e Domiciliares. Por meio de mais de 100 tipos de serviços, a Sodexo proporciona aos clientes uma oferta integrada desenvolvida em mais de 50 anos de experiência: serviços de alimentação, recepção, manutenção e limpeza, até gestão de equipamentos e instalações; desde cartões de benefício e programas que promovem o engajamento de colaboradores por meio de soluções que simplificam e melhoram sua gestão de despesas e mobilidade, até assistência residencial, creches e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável, e na capacidade de desenvolver e incentivar a participação de seus 470 mil colaboradores por todo o mundo.  

SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS 

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua. 

Com 650 colaboradores, atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de mais de 600 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Sodexo Multi, Wizeo, GymPass e Apoio Pass. 

 

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