Osvaldo Cruz tem a pior avaliação de atendimento à saúde em ranking regional do SUS

17/11/2023 09h28 Atenção Primária do município ficou 10º lugar em relatório de indicadores da saúde.
Redação - Márcio Dragonetti, Osvaldo Cruz (SP)
Osvaldo Cruz tem a pior avaliação de atendimento à saúde em ranking regional do SUS (Foto: Google maps)

 

 

Osvaldo Cruz ficou em último lugar no ranking regional do ISF (Indicador Sintético Final) na atenção básica primária, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde do segundo quadrimestre. 

Com pontuação que vai de 0 a 10, o munícipio foi o que apresentou pior desempenho da região no programa Previne Brasil, que avalia ações estratégicas como de pré-natal, saúde da mulher e do homem, saúde das crianças, vacinação, saúde bucal, doenças crônicas, entre outras.

Ao gerar a nota, o Ministério leva em conta o acesso da população aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final, e são aferidos a cada 4 meses.

Osvaldo Cruz teve ISF de 5.53 e desempenho de 206.69, enquanto o município de Inúbia Paulista, primeira colocada no ranking, obteve ISF de 8.33 e desempenho de 529.22. O município de Salmourão ficou na segunda posição com ISF de 8.21 e desempenho de 450.91. 

De acordo com diretora de saúde de Inúbia Paulista, Silvana Valezi, ao gerar a nota, o ministério leva em conta o acesso aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final. “Temos trabalhado diariamente para que nossos serviços contemplem com mais qualidade todos os cidadãos do nosso município. Agradeço também ao prefeito, vice e equipe técnica da prefeitura que nos auxiliam nesse trabalho”, disse.

O Outro lado 

A Reportagem do Portal Metrópole de Noticias procurou a Assessoria de Imprensa da prefeitura que respondeu atraves da seguinte nota:

NOTA À IMPRENSA

Ref: Osvaldo Cruz tem a pior avaliação de atendimento à saúde em ranking do SUS

A Prefeitura de Osvaldo Cruz discorda do entendimento que tenda dar a matéria em questão no sentido de que o município tem a pior avaliação de atendimento à saúde em ranking SUS.

Isto porque o ranking do Indicador Sintético Final baseado na plataforma E-SUS/Previne Brasil se refere a algumas e não todas as estratégias de saúde praticadas e são relativos ao segundo quadrimestre de 2023.

Hoje a realidade já é outra na saúde pública local, com melhoramento de resultados nos mesmos índices.

O Programa Previne Brasil leva em conta apenas ações dos seguintes indicadores:

- proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação;

- Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

- Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

- Cobertura de exame citopatológico (método de rastreamento do câncer do colo do útero);

- Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas contra várias doenças;

- Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre;

- Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Porém, o sistema de Saúde é composto de atendimentos variados para outros segmentos da população em suas várias faixas etárias.

Assim não é correto afirmar e nem medir a eficiência do atendimento apenas em sete itens, já que o leque de serviços prestados vai muito além disso.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que nos últimos três anos houve investimentos na reestruturação física da rede de atenção básica com a colocação de médicos e equipe profissional em todas as unidades básicas de saúde, recuperação de estrutura física e equipamentos, além de renovação da frota, reforma e melhorias na Santa Casa, entre outros.

Ainda houve um investimento na compra de tablets para os agentes comunitários de saúde e sistema de informação para que os dados reais de atendimentos cheguem ao SUS (Sistema Único de Saúde), que abastece o E-SUS/Previne Brasil.

A melhora é constante e está baseada em investimento diário e há necessidade de muito cuidado ao analisar os dados.

Porém é certo que no próximo quadrimestre Osvaldo Cruz já terá um avanço nos resultados.

Tanto que pelo acompanhamento parcial dos mesmos índices o município teve um ganho de 100%, aparecendo hoje (17/11/2023) na 5ª colocação do Previne Brasil, conforme comprovam os dados em andamento da plataforma referentes ao terceiro quadrimestre de 2023:

(Acesso à plataforma Previne Brasil hoje – 17/11/2023)

Assim, vê-se que os dados da plataforma Previne Brasil são voláteis e variam conforme as informações são lançadas no sistema.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz tem feito um trabalho sistemático para que a realidade dos serviços prestados tenha suas informações de serviços no E-SUS/Previne Brasil.

É a nota.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Osvaldo Cruz

17/11/2023

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular