Tanques militares de Israel deixam Gaza após início da trégua com o Hamas

24/11/2023 08h51 Explosões foram reportadas no território palestino momentos antes da trégua começar. Reféns capturados pelo Hamas devem começar a ser libertados nesta sexta-feira (24).
Por G1, Israel
Tanques militares de Israel deixam Gaza após início da trégua com o Hamas Foto: REUTERS/Amir Cohen

Um comboio de tanques militares israelenses e veículos blindados foi visto deixando a Faixa de Gaza e atravessando a fronteira de Israel nesta sexta-feira (24), momentos após o início da trégua programada no conflito contra o Hamas.

O cessar-fogo temporário entrou em vigor às 7h, pelo horário local — 2h, no horário de Brasília. A pausa no conflito deve durar quatro dias e possibilitará a saída de reféns capturados por terroristas.

Minutos após o início da pausa, Israel acionou sirenes para alertar sobre possíveis ataques com foguetes contra comunidades israelenses na região da fronteira.

Um porta-voz do governo de Israel disse que o Hamas lançou um foguete contra o país, violando os termos do acordo. No entanto, nenhum estrago foi reportado.

Enquanto isso, no sul da Faixa de Gaza, palestinos foram vistos voltando para suas casas na região de Khan Younis. Caminhões também foram registrados atravessando a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, com suprimentos.

"Estamos cheios de esperança, otimismo e orgulho pela nossa resistência. Estamos orgulhosos das nossas conquistas, apesar da dor que isso causou", disse o palestino Khaled Abu Anzah.

Operação em rede de túneis

Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel anunciaram que fizeram uma operação para explodir uma rota de túneis na região do Hospital Al-Shifa — um dos mais importantes de Gaza — pouco antes do início da trégua.

"As Forças de Defesa de Israel concluíram os seus preparativos operacionais de acordo com as linhas de combate da pausa", informaram os militares em comunicado.

Trégua programada

Pelo acordo, os primeiros reféns capturados pelo Hamas devem ser liberados ainda durante a tarde desta sexta-feira.

A expectativa é que mais de 50 reféns sejam liberados nos próximos dias. Israel prometeu prolongar a trégua em um dia para cada 10 reféns adicionais que forem libertados pelo grupo terrorista.

O acordo também envolve a liberação de 150 palestinos mantidos como prisioneiros por Israel. Além disso, durante a pausa no conflito, Gaza deve receber caminhões com água, comida, auxílio médico e combustível.

Minutos antes do início do prazo para trégua no conflito, as Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo do porta-voz Avichay Adraee afirmando que a guerra ainda não tinha acabado.

"A pausa humanitária é temporária. O norte da Faixa de Gaza é uma zona de guerra perigosa", afirmou.

Adraee também orientou aos civis de Gaza para que todos permaneçam na região sul do território palestino. O militar afirmou que viagens para a região norte estão proibidas.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular