Santa Casa de Adamantina recebe paciente de Araraquara para tratamento de covid-19

22/02/2021 06h41 Adamantina fica cerca de 370 quilômetros de Araraquara. A idosa faleceu poucas horas depois devido à gravidade da doença.
Por Grupo Impacto, Adamantina - SP
Santa Casa de Adamantina recebe paciente de Araraquara para tratamento de covid-19 (Foto: João Vinícius / GRUPO IMPACTO)

A situação da covid-19 em Araraquara é uma das mais preocupantes no estado de São Paulo. Desde o início do mês, o Município passou a transferir pacientes para o tratamento da doença para outras regionais de saúde, como Barretos e São José do Rio Preto, e, nesta semana, a Santa Casa de Adamantina também foi acionada, via CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

Por falta de vagas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de Araraquara e nas regionais de saúde próximas, como Bauru, uma idosa foi transferida para Adamantina, onde o sistema online que funciona 24 horas por dia e que averigua vagas disponíveis em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado, verificou a disponibilidade de leito para transferência. Adamantina fica cerca de 370 quilômetros de Araraquara.

A idosa faleceu poucas horas depois devido à gravidade da doença.

Na sexta-feira (19), segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde local, havia nove internados na Santa Casa de Adamantina, sendo quatro na UTI covid e cinco na ala de enfermaria. Do total de hospitalizados, quatro são da cidade e cinco de outros municípios, como Dracena, que também começou a transferir pacientes para o hospital. Dracena faz parte da regional de saúde de Presidente Prudente e, Adamantina, de Marília.

Também, na sexta, o Governo do Estado rebaixou o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Prudente para fase vermelha do Plano São Paulo. As áreas de Araraquara, Barretos e Bauru também estão com restrição total de comércios e serviços não essenciais. 

Já o DRS de Marília está na fase laranja e, ainda de acordo com o Estado, possui ocupação de leitos de UTI em 74,4% (segundo a reclassificação na sexta).

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular