Presídios de Mirandópolis têm 20 casos de Covid-19

02/07/2020 05h53
Redação - Acally Toledo - Informações: Folha Regional, Mirandópolis - SP
Presídios de Mirandópolis têm 20 casos de Covid-19 .

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), informa que desde o início da pandemia, foram registrados 20 casos positivos de covid-19 nos presídios instalados em Mirandópolis, que juntas, abrigam população de 4.716 sentenciados, incluindo a ala do regime semiaberto da P1. Dois sentenciados que cumpriam pena nessa unidade morreram. 

Entre os casos positivos, quatro são servidores que já estão curados e voltaram ao trabalho. Outros dois estão afastados preventivamente por suspeita da doença. Não há nenhum preso com suspeita de infecção pelo coronavírus, de acordo com a secretaria.

Se levar em consideração os números publicados pela Prefeitura, os casos confirmados de covid-19 nos presídios representam 18,5% do total da cidade, que é de 108, de acordo com atualização feita nesta terça-feira.

Porém, no site do Governo do Estado, que divulga os resultados do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, Mirandópolis aparece com 62 casos nesta terça-feira, com a última atualização feita às 17h.

Por esse levantamento, os presídios seriam responsáveis por 32% do total dos casos positivos de coronavírus no município.

Ranking

No sábado (27), foi publicada matéria com o ranking dos municípios com maior aumento de casos no mês de junho na área do DRS de Araçatuba. Mirandópolis aparecia na 5.ª colocação, totalizando 60 casos confirmados.

Valparaíso liderava, com 71, e no boletim do Estado hoje soma 84. No site da Prefeitura, atualizado às 18h, são 88 casos positivos e cinco mortes.

Culpa dos presídios

Na tarde de segunda-feira (29), o prefeito de Mirandópolis, Everton Sodario (PSL), publicou postagem na página pessoal dele no Facebook, afirmando que a pandemia na cidade está controlada, fora dos presídios.

Na publicação, ele cita que houve um aumento significativo no número de casos positivos de coronavírus no município, que saltaram para 108, e afirma que todos os novos casos vêm dos presídios da cidade.

Ainda de acordo com o prefeito, o Departamento Municipal de Saúde estaria elaborando um plano de contingenciamento junto aos presídios. "Fora dos presídios, os casos estão totalmente controlados no município!" , declarou.

CasosA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "Mercadinho Resende Juntos fazemos melhor! 1 ABERTO TODO DIA! Avenida XV de Novembro, 1090 Perto da Santa Casa Flórida Paulista"

O boletim epidemiológico divulgado no site da Prefeitura de Mirandópolis nesta terça-feira informa que além dos 108 casos positivos de covid-19 na cidade, dez pessoas aguardam resultado de exame.

Outros 197 casos suspeitos tiveram resultado de exame negativo e cinco pessoas que contraíram a doença morreram.

Presídios

A SAP encaminhou nota informando que tem realizado busca ativa para casos suspeitos de covid-19 em toda a população prisional. A pasta afirma ainda que adquiriu termômetros infravermelho e de oxímetro digital portátil.

"Estamos seguindo as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema", informa a nota.

Ainda de acordo com a secretaria, medidas de higiene e distanciamento preconizadas pelos órgãos de saúde foram aplicadas:

- Foram suspensas as atividades coletivas;

- É realizada a busca ativa para casos similares à covid-19;

- A limpeza das áreas foi intensificada;

- A entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida;

- Foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional;

- É realizado o monitoramento dos grupos de risco;

- Foi ampliada a distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete;

- Há distribuição de EPIs como máscaras;

- Foram instituídos horários alternados no refeitório e manutenção de filas, preservando-se o distanciamento seguro entre as pessoas.

Providências

Segundo a SAP, sempre que é confirmado o diagnóstico de covid-19 em um sentenciado, são mantidos os procedimentos indicados e ele é mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento. Em caso de agravamento, o paciente é encaminhado para atendimento hospitalar.

Já com relação ao servidor com suspeita da doença, ele é afastado sob medidas de isolamento domiciliar, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e tem o quadro clínico acompanhado pela SAP, que fornece o suporte necessário para sua recuperação.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular