Tupã teve aumento de mais de 100% na abertura de ME’s e MEI’s em junho

23/07/2020 06h03 Durante o balanço, a Sala registrou o fechamento de 7 Microempresas, no entanto, foram abertas 14 novas ME’s, mostrando um crescimento de 100% em comparação ao número de fechamentos.
Redação - Acally Toledo - Informações: Tupã City, Tupã - SP
Tupã teve aumento de mais de 100% na abertura de ME’s e MEI’s em junho .

As incertezas do setor trabalhista, geradas pela pandemia do novo coronavírus, influenciam diretamente na formação de novos negócios. Para estabilizar este cenário, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Comércio Exterior, mantém as atividades da Sala do Empreendedor em andamento.

De acordo com informações da Pasta responsável, o balanço do mês de junho das atividades da Sala em 2020, mostraram um aumento significativo na abertura de ME’s (Microempresas) e contas para MEI’s (Microempreendedores Individuais), levando em consideração o cenário atual e o número de fechamentos de empresas.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, durante o balanço, a Sala registrou o fechamento de 7 Microempresas, no entanto, foram abertas 14 novas ME’s, mostrando um crescimento de 100% em comparação ao número de fechamentos. Já as aberturas para a legitimação como MEI’s, também registraram números favoráveis com 50 formalizações.

"O aumento da procura pela legalização de atividades para MEI’s já era de se esperar. Com as atividades comerciais de muitas empresas tornando-se cada vez mais limitadas, a abertura de MEI cresceu 212,50% em comparação aos fechamentos registrados pelo balanço. Este resultado se dá pelo aumento da procura por ocupações que complementem a renda salarial das pessoas neste período de maiores dificuldades", disse.

Newton ainda acrescentou que o aumento nas aberturas de contas, tanto de MEI’s como ME’s, mostra que as pessoas estão buscando manter os investimentos e outras formas de continuar trabalhando, mesmo em meio a pandemia e a todas as dificuldades que ela traz para o desenvolvimento comercial.

"A Sala do Empreendedor tem por objetivo facilitar e agilizar o trâmite para abertura de empresas, desde a entrada do pedido até a emissão do alvará definitivo. Por essas facilidades é que o cadastro MEI e, posteriormente ME, tem sido a principal porta de entrada para as pessoas iniciarem o empreendedorismo no Brasil todo", disse.

Já o prefeito Caio Aoqui disse que a Administração busca de todas as formas facilitar para os novos empreendedores, principalmente durante os processos de aberturas para MEI’s e ME’s e para o incentivo à evolução e consolidação de seus novos empreendimentos.

"Além do auxílio que a Sala do Empreendedor busca dar aos interessados, a Secretaria responsável mantém parceria com o SEBRAE, que fornece cursos gratuitos aos empreendedores para melhorem suas qualificações profissionais e direcionar a carreira para um novo cenário dentro de suas empresas", contou.

Caio ainda ressaltou que é importante que as pessoas continuem investindo em seus pequenos negócios e, para isto, podem contar com o auxílio da Prefeitura, que visa amparar os novos empreendedores e ajudar na resolução de problemas que podem aparecer.

"É importante ressaltar que o número de ME’s e MEI’s, que foram abertas neste período, são números registrados pela Prefeitura, das empresas que buscaram pela formalidade e apoio na abertura de seus negócios. Pedimos que aqueles interessados em iniciar suas atividades, para que procurem a Secretaria, localizada na rua Tapuias, 907 ou pelo telefone (14) 3441-4273, e recebam todo o suporte e orientação".

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular