Salmourão permanece entre os municípios inclusos no Mapa do Turismo Brasileiro

12/03/2019 06h35 A primeira medição que identificou o desempenho do potencial de turismo da cidade aconteceu ainda no ano de 2017.
Redação - Acally Toledo - Colaboração: Ata News, Salmourão - SP
Salmourão permanece entre os municípios inclusos no Mapa do Turismo Brasileiro (Foto: Lucas Reis)

O município de Salmourão permaneceu classificado na "Rota de Destinos - Águas do Oeste", após um levantamento elaborado pelo Ministério do Turismo, que foi divulgado ainda no ano de 2018 e classificou o município na categoria C. O Mapa do Turismo serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor.

É um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Salmourão manteve-se figurando entre a lista dos municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro e a próxima classificação terá validade até o ano de 2021. 

A primeira medição que identificou o desempenho do potencial econômico do turismo da cidade aconteceu ainda no ano de 2017. Na edição mais recente, o Ministério do Turismo avaliou o nível de atratividade turística de 3.285 municípios brasileiros, dos quais 432 ficam no estado de São Paulo, entre eles, Salmourão, Lucélia, Adamantina, Panorama e Paulicéia.

Entre as exigências obrigatórias para inclusão de um município no Mapa do Turismo Brasileiro estão a comprovação de um conselho municipal de turismo em funcionamento e de um órgão gestor do turismo local com orçamento próprio.

O município também deverá participar de uma instância governamental formada por gestores públicos e privados dos municípios que integram a região turística na qual está inserido. Além disso, será preciso comprovar a inscrição de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastur do Ministério do Turismo.

Outro reflexo da atualização do mapa se dará na categorização dos municípios turísticos, que vai de "A" a "E". Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas municipais. As informações para redação deste texto foram extraídas do Portal Regional e do site do Ministério do Turismo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular