Rua que margeia Parque dos Pioneiros tem afundamento e trecho é parcialmente interditado

07/03/2019 05h53 No local já havia afundamento, que foi acentuado nos últimos dias. Prefeitura sinalizou trecho.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Rua que margeia Parque dos Pioneiros tem afundamento e trecho é parcialmente interditado Desnível na guia, boca de lobo e no asfalto revelam preocupação com local, na Alameda Padre Nóbrega, altura do Parque dos Pioneiros. (Foto: Siga Mais)

Um novo alerta ampliou as atenções do poder público municipal, em Adamantina, na região do Parque dos Pioneiros. O local convive desde 2013 com a ruptura das galerias metálicas e o surgimento de crateras e afundamento, o que se agravou nesta última semana, com as fortes chuvas que atingiram a cidade.

O problema de afundamento, agora, está do lado de fora do Parque, atingindo um ponto da Alameda Padre Nóbrega, onde já havia um desnível no asfalto, que se acentuou nos últimos dias. O trecho pode estar no traçado de uma galeria de águas pluviais, já que uma boca de lobo e passeio público também estão com desníveis acentuados.

O afundamento do asfalto levou a Prefeitura a instalar cavaletes para restringir o acesso à área próxima à boca de lobo, atingindo parte da rua. O trânsito continua permitido no local.

Via estratégica de circulação

A Alameda Padre Nóbrega é uma via estratégica de circulação de veículos, sobretudo sua conexão com a Avenida Adhemar de Barros e a região de novos loteamentos, como Eldorado, Califórnia, Portugal e outros.

Empresas na área

Na área da Alameda Padre Nóbrega, onde foi identificado um afundamento acentuado, e que margeia o Parque dos Pioneiros, estão instaladas empresas que temem pelo risco de comprometimento e eventuais restrições de acesso ao local, e que podem ser diretamente impactadas. Há um bar, uma loja de materiais para construção e uma lanchonete.

Obras estão prestes a serem iniciadas

As obras de recuperação do Parque dos Pioneiros estão prestes a serem iniciadas. Nos últimos meses do ano passado o prefeito Márcio Cardim anunciou a assinatura dos documentos relativos ao financiamento (empréstimo) de R$ 2 milhões junto à agência paulista Desenvolve SP, para a execução das obras.

Em outro financiamento, o município adquiriu uma escavadeira hidráulica que será usada na obra, a ser executada pela própria Prefeitura, para abertura das valas, onde serão instaladas as aduelas de concreto (tubos de concreto retangulares), já licitadas e que em breve já serão depositadas pelo local.

Para a instalação das aduelas, a prefeitura também licitou um guindaste, que permitirá içar as peças, permitindo a construção de uma nova galeria, em toda a extensão do Parque, da Alameda Padre Nóbrega à ponte na Avenida Francisco José de Azevedo.

Situação de emergência

Na última sexta-feira (1), o prefeito Márcio Cardim (DEM) decretou situação de emergência nas áreas do município que foram afetadas por tempestades. Essa condição está detalhada no Decreto 5.969 e foi motivada pelas chuvas intensas que atingiram a cidade terça-feira (26), quarta-feira (27) e quinta-feira (28) na cidade, que danificaram o Parque dos Pioneiros, provocaram alagamentos em pontos já conhecidos e provocaram prejuízos de grande monta no conjunto habitacional em construção na região do Parque Itamarati.

O decreto é embasado pro relatório e parecer do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular