Prefeitura forma Comissão de apoio para projeto de revitalização do centro de Adamantina

14/01/2021 05h15 São 17 nomes que integram a comissão.
Por Siga Mais, Adamantina - SP
Prefeitura forma Comissão de apoio para projeto de revitalização do centro de Adamantina Centro de Adamantina deve ser objeto de estudos para projeto de revitalização. (Foto: Siga Mais)

Por meio do Decreto Municipal Nº 6.275, de 8 de janeiro, a Prefeitura de Adamantina nomeou comissão que irá auxiliar na elaboração do projeto para a revitalização da área central da cidade. A informação foi divulgada em nota à imprensa.

A comissão conta com membros da Prefeitura, engenheiros e arquitetos que atuam na cidade, membros dos veículos locais de imprensa, sociedade civil e, ainda, representantes do comércio local. Nenhum vereador foi nomeado pelo prefeito, para integrar o grupo.

São 17 nomes que compõem a comissão: Alexandre Périco Joaquim, Antonio dos Santos, Camila Tiveron Teixeira Follmann, Edson Domingos Biffe, Jader Melo de Oliveira, João Vitor Marega, Jonas Bonassa, José Odair Rombaldi, Luciana Pereira, Luis Henrique Mortari, Marcos Rogério da Silva Costa, Mário Fabrício Gonçalves, Pedro José Garcia Lopes, Ricardo Bispo de Oliveira, Sergio Vanderlei da Silva, Thiago Ribeiro Benetão e Wellington Rodrigo Zerbini.

Segundo a Prefeitura, a primeira reunião da comissão deve acontecer nesta sexta-feira (15). A nota à imprensa diz que a Secretaria de Planejamento já conta com um pré-projeto, onde estão reunidas algumas ideias que podem surgir para a ação. “Nosso pré-projeto conta com toda a modernização e revitalização da área central e, ainda, a revitalização da Praça Elio Micheloni e mais um projeto de mobilidade urbana”, explica o secretário de planejamento, João Vitor Marega

A expectativa da administração municipal é apresentar uma prévia já no primeiro semestre de 2021.

Projeto voluntário desenvolvido em 2018

Em abril de 2018 um projeto colaborativo e voluntário, de revitalização do centro de Adamantina, foi desenvolvido por dois arquitetos e urbanistas que têm relação familiar com a cidade e hoje moram fora. Maysa Pinhata Battistam e Aviter Bordinhon Ribeira desenvolveram os estudos, depois de uma discussão sobre a cidade iniciada no ambiente do grupo “Adamantina Sustentável”, pelo Facebook.

A apresentação inicial da sugestão de intervenção urbana foi feita à oceanógrafa, mestre em educação e doutora em educação ambiental Isabel Gonçalves e aos vereadores Acácio Rocha e Alcio Ikeda, em abril de 2018, na Câmara Municipal. Junto à Prefeitura, apesar das tentativas, à época, não foi conseguida agenda para apresentar a ideia aos seus dirigentes. E a discussão não avançou.

Naquele ano, o SIGA MAIS publicou sobre o projeto, tornando-se assim de conhecimento público. Outros veículos de imprensa da cidade também publicaram as sugestões apresentadas pelos dois profissionais. As publicações geraram repercussões e debates na comunidade.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular