Prefeitura de Sagres implanta Projeto Piloto 'Cão Comunitário'

22/10/2018 05h44 O projeto visa instalar comedouros e bebedouros em algumas áreas do município para alimentar os animais abandonados nas ruas da cidade.
Redação - Acally Toledo, Sagres - SP
Prefeitura de Sagres implanta Projeto Piloto 'Cão Comunitário' .

A Prefeitura Municipal de Sagres por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com a ajuda de alguns voluntários, está implantando o projeto piloto do "Cão Comunitário".

O projeto tem por objetivo instalar comedouros e bebedouros em algumas áreas do município como forma de alimentar os animais que vivem nas ruas da cidade. 

O primeiro projeto piloto foi instalado em uma área coberta ao lado da Igreja Matriz da cidade de maneira que não atrapalhe o funcionamento do local.

Uma das voluntárias desse projeto, Maira de Castro falou sobre o assunto para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias. "A ideia surgiu porque aqui em Sagres existem muitos animais de rua e por conta de fome, eles acabam rasgando lixo e sujando a frente das casas. Como eu fico no meu salão, que é na rodoviária, comecei a colocar água e ração para alguns animais abandonados que apareciam por lá e a Secretaria de Meio Ambiente se interessou pelo projeto e decidimos ampliar em uma campanha para que a população toda participe. As pessoas podem doar ração para que possamos alimentar os animais. Várias pessoas reclamam que os cães de rua rasgam o lixo e por falar em reclamar, teve até quem reclamasse do nosso projeto. Nós limpamos o local, trocamos a água do bebedouro várias vezes por dia e estamos querendo realizar uma campanha de castração para que os animais não procriem, diminuindo assim o abandono. Quem quiser colaborar pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente e também os voluntários, queremos ver se a população participa com a gente dessa ação.", disse.

Camila Iembo, Secretária de Meio Ambiente de Sagres, em entrevista para a nossa reportagem, destacou a importância de projeto piloto. "Estamos realizando esse projeto com o intuito de estabelecer que o cão de rua tenha um laço de dependência com a comunidade, embora ele não possua um responsável único. Em conversas entre a Secretaria de Meio Ambiente e alguns voluntários, surgiu a ideia de fazer esses comedouros que são suportes para ração e água. O primeiro piloto colocamos em uma área coberta ao lado da Igreja Matriz, que é uma região onde se concentra um bom número de animais abandonados na cidade. Vemos que a responsabilidade das pessoas está ficando fraca e muitos pegam um filhote porque é bonitinho, depois não querem cuidar e acabam abandonando. Então, com o 'Cão Comunitário', as pessoas contribuem com doação de ração e nós trocamos a água e mantemos o ambiente limpo. No futuro pretendemos colocar em outros pontos da cidade e já que por alguma razão não podemos adotar ou colocar dentro de casa, então vamos cuidar desses cães. O que estamos fazemos é um projeto pequeno perto de tudo o que precisa ser feito sobre a guarda responsável, por isso visamos realizar projetos como este com o município assumindo essa responsabilidade junto com a população.", finalizou.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular