Municípios do Oeste Paulista permanecem na fase vermelha da flexibilização da quarentena

29/06/2020 06h00 As 56 cidades dos Departamentos Regionais de Saúde de Presidente Prudente e Marília não conseguiram melhorar os índices para evoluir no Plano São Paulo.
Por G1, Presidente Prudente - SP
Municípios do Oeste Paulista permanecem na fase vermelha da flexibilização da quarentena Novo mapa atualizado com a situação das regiões do estado no Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. (Foto: Divulgação / Governo de SP)

O governo do Estado de São Paulo anunciou em coletiva nesta sexta-feira (26) que os municípios dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Presidente Prudente e Marília vão permanecer na fase vermelha, a mais restritiva. É a sexta etapa da quarentena, que completa 100 dias no dia 1º de julho.

A próxima etapa do plano de flexibilização da quarentena começa na próxima segunda-feira (29) e segue até o dia 14 de julho. Somente os serviços considerados essenciais poderão funcionar. Foram rebaixadas para a mesma fase quatro regiões: Araçatuba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Bauru. Já estava nela, junto com Prudente e Marília, Ribeirão Preto e Registro.

A capital e as sete cidades do ABC, além dos municípios da região sudoeste, como Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Cotia foram promovidas da fase laranja para a fase amarela. Nesta fase, poderão abrir bares e restaurantes, além de salões de beleza. Outra região que subiu de fase foi Barretos, do vermelho foi para o laranja.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, disse que existe um "crescimento muito importante da epidemia", que se traduz em números de casos, internações e mortes. "Por isso que está sendo um trabalho muito grande para o controle da pandemia e também para a melhoria da capacidade hospitalar", ressaltou.

Foi ela que anunciou a classificação da próxima fase. "Nós temos a melhoria refletida nos números da região metropolitana, na capital, nas regiões sudoeste e sudeste. Por outro lado, nós temos algumas regiões do interior passando para a fase de alerta máxima. Destacando aqui as regiões que passam a ficar na fase vermelha são: Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Registro e também Piracicaba. As demais regiões ficam em laranja, a manutenção da etapa que nós temos da fase de controle", explicou Silva.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou que "nenhuma região, nenhum município, nenhuma área do Estado de São Paulo está livre do risco da doença". Ele falou ainda sobre a evolução dos casos de Covid-19 no interior. "O Comitê de Saúde tem dito e tem afirmado ao longo dos últimos 100 dias praticamente, que a epidemia ao longo do tempo perderia força. Perderia a intensidade na capital de São Paulo, mas ganharia, infelizmente, força e evolução no interior do Estado de São Paulo. Foi exatamente o que aconteceu", falou.

Ele ainda disse que o "Plano São Paulo vem seguindo o seu curso com sucesso e com credibilidade porque toma como referência os números, as informações, as cautelas, mas também leva em conta a economia, a necessidade do emprego e a dificuldade, sobretudo, das pessoas mais pobres e mais humildes do nosso Estado".

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidades de Terapia Intensiva, com o número de pessoas infectadas pela Covid-19.

- Na fase vermelha, não será permitida a abertura do comércio.

- Na fase laranja, será permitida a abertura do comércio com restrição.

- Na fase amarela, será permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições.

- Na fase verde, será permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições.

- E na fase azul, será permitida a abertura total do comércio, sem restrições.         

     

Atualização das fases

A flexibilização da quarentena teve início no dia 1º de junho, com um plano adotado pelo governo do Estado de São Paulo, após 69 dias de restrições ao funcionamento das atividades econômicas como forma de incentivar o isolamento social e prevenir a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Os municípios do DRS de Presidente Prudente iniciaram a primeira etapa do Plano São Paulo na fase amarela, a terceira, e puderam reabrir estabelecimentos comerciais, mas ainda com medidas restritivas para o funcionamento. Já o DRS de Marília foi colocado na fase laranja, a segunda, com abertura do comércio com restrições.

Quando houve a primeira atualização das fases, o DRS de Marília permaneceu na fase laranja, enquanto o DRS de Presidente Prudente foi rebaixado para a fase vermelha, a primeira e mais restritiva.

Em mais uma reclassificação, a região de Marília também foi rebaixada e colocada junto com Prudente, na fase vermelha.

Nesta quarta etapa anunciada nesta sexta-feira (26), todo o Oeste Paulista continua na fase vermelha, somente com os serviços essenciais em funcionamento.

Divisão regional

Ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente pertencem as seguintes cidades, que estão na fase vermelha:

- Alfredo Marcondes

- Álvares Machado

- Anhumas

- Caiabu

- Caiuá

- Dracena

- Emilianópolis

- Estrela do Norte

- Euclides da Cunha Paulista

- Flora Rica

- Iepê

- Indiana

- Irapuru

- João Ramalho

- Junqueirópolis

- Marabá Paulista

- Martinópolis

- Mirante do Paranapanema

- Monte Castelo

- Nantes

- Narandiba

- Nova Guataporanga

- Ouro Verde

- Panorama

- Paulicéia

- Piquerobi

- Pirapozinho

- Presidente Bernardes

-Presidente Epitácio

- Presidente Prudente

- Presidente Venceslau

- Rancharia

- Regente Feijó

- Ribeirão dos Índios

- Rosana

- Sandovalina

- Santa Mercedes

- Santo Anastácio

- Santo Expedito

- São João do Pau D'alho

- Taciba

- Tarabai

- Teodoro Sampaio

- Tupi Paulista

Já as cidades do Oeste Paulista que pertencem ao DRS de Marília, são:

- Adamantina

- Flórida Paulista

- Inúbia Paulista

- Lucélia

- Mariápolis

- Osvaldo cruz

- Pacaembu

- Parapuã

- Pracinha

- Rinópolis

- Sagres

- Salmourão

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular