Justiça prorroga por mais dez dias o fechamento do aeroporto de Presidente Venceslau por motivo de segurança

07/11/2018 05h54 Determinação foi feita para evitar possível acesso de uma facção criminosa para tentar resgatar presos da Penitenciária 2 da cidade. Tropa de Choque da Polícia Militar continua no município.
Por G1, Presidente Venceslau - SP
Justiça prorroga por mais dez dias o fechamento do aeroporto de Presidente Venceslau por motivo de segurança Aeroporto de Presidente Venceslau. (Foto: Murilo Zara/TV Fronteira)

A Justiça prorrogou por mais dez dias o fechamento do Aeroporto Municipal de Presidente Venceslau. A Prefeitura informou na tarde desta terça-feira (6) que o juiz Gabriel Medeiros prorrogou o prazo, a contar a partir do dia 30 de outubro.

Segundo o Poder Executivo, o motivo da interdição é o possível acesso de uma facção criminosa para tentar resgatar presos da Penitenciária 2 da cidade. A Prefeitura interditou o local com duas marcações com a letra X, com carros e motos.

"Existe um comentário de que tropas do Exército viriam ao município, mas até o momento essas tropas não chegaram e também não sabemos informar se realmente vão chegar. O que se vê agora como novidade é a cavalaria da Polícia Militar no centro da cidade. A Rota [Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar], o Choque e o GOE [Grupo de Operações Especiais] continuam na cidade. Carros da Patrulha Rural também estão fazendo rondas pelas propriedades rurais", explicou a Prefeitura por meio de nota.

O Poder Executivo ainda informou que as atividades municipais continuam mantidas normalmente. Escolas, repartições municipais e eventos esportivos estão em andamento normal.

Interdição

A Justiça determinou o fechamento do Aeroporto Municipal de Presidente Venceslau no dia 10 de outubro pelo período de 20 dias.

Na ocasião, o Poder Executivo informou que o juiz corregedor da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, Gabriel Medeiros, determinou para que a municipalidade tomasse providências necessárias para o isolamento físico da pista do Aeroporto Municipal, nas proximidades do Parque de Exposições Alfredo Elis Neto e do Residencial da Faive.

A Prefeitura explicou que o juiz determinou a colocação de barreiras para impedir pousos e decolagens pelo prazo de 20 dias. Ele ainda determinou para que fosse feita ampla divulgação desse fechamento aos usuários imediatamente.

"De conformidade com o ofício recebido existe movimentação de facção criminosa para fins de resgate de líderes que se encontram reclusos na P2 de Presidente Venceslau" afirmou a nota da Prefeitura.

Conforme o Poder Executivo, "a preocupação é atinente ao aeroporto municipal, que fica próximo ao estabelecimento prisional, que seria utilizado como logística para eventual ação criminosa que estaria em curso".

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi informada sobre a medida para comunicação nacional da interdição temporária.

Tropa de Choque

Presidente Venceslau recebeu no dia 5 de outubro equipes da Tropa de Choque da Polícia Militar. Não há período estipulado de permanência dos militares. Há viaturas das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e o blindado conhecido como "caveirão".

Por questões de segurança, a quantidade de equipes e policiais que estão na região não foi divulgada.

Em nota enviada na ocasião, a Polícia Militar, órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, esclareceu que realizava operações, naquela data, no município de Presidente Venceslau, com o emprego de recursos do Comando de Policiamento de Choque.

"Trata-se de uma operação programada, dentro da agenda daquele comando especializado, com o objetivo de reduzir indicadores de crimes patrimoniais. Cabe realçar que o treinamento da tropa de choque é constante e periódico e ocorre rotineiramente, tendo em vista que deve estar apta e preparada para ser empregada em todo o território do Estado de São Paulo, quando a situação assim exigir", concluiu a PM.

Suporte do Exército

Na noite desta terça-feira (6) a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou por meio de nota que "a PM mantém o aumento de efetivo policial, com apoio do Comando de Policiamento de Choque, no município de Presidente Venceslau".

A pasta salientou ainda que conta com o apoio e suporte logístico do Exército Brasileiro (EB), sem envolvimento de efetivo.

"As medidas têm como objetivo garantir a segurança dos presos que estão em unidades prisionais, agentes públicos, assim como da população da região. Por questões de estratégia e segurança mais detalhes não serão passados", finalizou a secretaria em nota.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular