Em menos de 12h, duas escolas públicas são arrombadas e furtadas em Rancharia

23/10/2017 13h33 Casos foram registrados entre a noite de domingo (22), e a madrugada desta segunda-feira (23), em unidades de ensino municipais.
Redação - Kako de Oliveira - Fonte: G1, Rancharia - SP
Em menos de 12h, duas escolas públicas são arrombadas e furtadas em Rancharia Duas escolas foram arrombadas e furtadas em Rancharia. (Foto: Cedida)

Em menos de 12h, dois casos de arrombamentos e furtos de escolas públicas municipais foram registrados em Rancharia, entre a noite de domingo (22) e a madrugada desta segunda-feira (23). A primeira ocorrência foi na Escola Municipal Professor Oswaldo Olmedo, no Jardim Novo Cruzado, enquanto a outra aconteceu na Escola Municipal Ida Ricomi de Araújo, no Jardim Nova Europa.

De acordo com a Polícia Civil, no caso da Escola Municipal Professor Oswaldo Olmedo, portas da unidade de ensino foram arrombadas e aparelhos eletrônicos e dinheiro, subtraídos, por volta das 19h. Paredes foram pichadas e os armários, revirados.

Foram levados da escola dois computadores, dois televisores, caixa de som, microfone, retroprojetor, bolas usadas nas aulas de educação física e doces da cantina, além de R$ 90 em dinheiro, ainda segundo a direção.

A Polícia Civil informou que por volta das 3h desta segunda-feira (23), um adolescente foi encontrado com uma caixa de som e ao ver uma equipe da Guarda Municipal, tentou fugir, mas foi abordado. Através dele, a guarda conseguiu localizar outros três suspeitos de terem participado do crime.

Os suspeitos, entre 14 e 16 anos, foram levados para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado, conforme a Guarda Municipal.

Já no caso da Escola Municipal Ida Ricomi de Araújo, a Guarda Municipal informou que, por volta das 4h30 desta segunda-feira (23), o vigilante da instituição percebeu que uma janela havia sido arrombada e acionou a corporação.

O funcionário havia feito uma vistoria anteriormente e tudo estava em ordem, porém, ao realizar outra ronda, notou o arrombamento em uma das salas. Segundo a Guarda Municipal, do local foram levados uma televisão e um computador.

Os guardas que atenderam a ocorrência fizeram patrulhamento pelas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso foi registrado na Polícia Civil.

A secretária municipal de Educação de Rancharia, Carmem Sílvia Paulino Colavite da Fonseca, informou que a pasta acompanha os casos registrados nas duas unidades de ensino.

Carmem explicou que, com relação ao ocorrido na Escola Oswaldo Olmedo, a secretaria atua de três maneiras, sendo a primeira o registro do caso na delegacia. Posteriormente, a pasta vai informar as unidades de ensino nas quais os quatro suspeitos estudam, para que seja realizado um trabalho de acompanhamento dos mesmos. Todos os suspeitos são alunos de escolas estaduais, segundo a secretária.

Em terceiro lugar, Carmem explicou que a secretaria também contribui com o caso encaminhando informações do ocorrido para a Promotoria de Justiça, que é oficializada através da delegacia e também realiza o acompanhamento dos menores.

No caso da Escola Ida Ricomi de Araújo, o furto foi registrado na delegacia e a pasta acompanha o andamento das investigações.

A secretaria ainda esclareceu que, com relação às aulas, na Escola Oswaldo Olmedo, os trabalhos seguem de forma parcial. Precisamos nos organizar para atender as crianças de quem os pais não tinham onde ficar. Apesar da situação de vandalismo em que a escola ficou, conseguimos organizar funcionários para cuidar desses alunos e também atuar na arrumação da unidade, explicou Carmem.

As aulas na Escola Ida Ricomi de Araújo seguem normalmente, ainda de acordo com a secretária de Educação.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular