Cursos e Serviços Sociais são oferecidos a sentenciados da Penitenciária de Tupi Paulista

12/03/2018 16h54 Atendimentos de saúde também estão na programação da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Evento percorre várias unidades prisionais.
Por G1, Tupi Paulista - SP
Cursos e Serviços Sociais são oferecidos a sentenciados da Penitenciária de Tupi Paulista Penitenciária de Tupi Paulista recebe os serviços nestas segunda-feira (12) e terça-feira (13). (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Pela terceira vez, a Penitenciária de Tupi Paulista receberá nesta terça-feira (13) a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reclusos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade.

A cerimônia de abertura oficial ocorrerá a partir das 9h, no próprio estabelecimento e na presença de autoridades, parceiros e convidados da sociedade civil. O estabelecimento dará início aos trabalhos já nesta segunda-feira (12), proporcionando aos reclusos conhecimentos de temas gerais, monitoramento da saúde e identificação civil, servindo ainda para envolver a sociedade no processo de reinserção social, com atividades previstas até a sexta-feira (16).

Os trabalhos da jornada incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimento jurídico.

Além disso, haverá curso de poda de árvores, cortes de cabelo, testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial. Ademais, haverá palestras com os temas: Assistência na Crise Convulsiva e De preso a cidadão: Diálogo e possibilidades, pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec); Higiene para manipuladores de alimentos e conservação de alimentos, com a Escola Técnica Estadual (Etec) de Dracena; O Poder da Motivação e Relacionamento Interpessoal e Autoconhecimento, com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap); Reabilitação de conduta e lapso para benefícios após falta grave; Sífilis; e Momento de espiritualidade.

Dados

Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em quatro estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos.

No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Neste último ano, os Centros de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Pacaembu e São José do Rio Preto realizaram, respectivamente, duas edições cada. Para 2018, já estão previstas e agendadas 40 jornadas para os presídios subordinados à Croeste.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado.

O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular