Com avanço da região para fase laranja, postos do Poupatempo reabrem em Dracena e em Presidente Prudente

12/01/2021 06h26 Unidades estavam fechadas desde 25 de dezembro, devido à fase vermelha do Plano São Paulo. Cuidados de higiene e distanciamento no combate à Covid-19 continuam.
Por G1, Presidente Prudente - SP
Com avanço da região para fase laranja, postos do Poupatempo reabrem em Dracena e em Presidente Prudente Poupatempo em Presidente Prudente retomou atendimento presencial nesta segunda-feira (11). (Foto: Aline Costa / G1)

Os postos do Poupatempo de Dracena e de Presidente Prudente voltaram a abrir, nesta segunda-feira (11), seguindo o avanço da região para a fase laranja do Plano São Paulo. Neste momento, presencialmente, serão realizados somente os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos.

Em 25 de dezembro de 2020, as unidades foram fechadas, devido à mudança para a fase vermelha, em que apenas serviços essenciais podem permanecer em funcionamento.

Para receber atendimento presencial nas unidades do programa é preciso agendar data e horário pelo portal ou aplicativo Poupatempo Digital. A medida permite maior controle no acesso aos postos, que trabalham com capacidade reduzida, como medida de prevenção ao coronavírus.

Além disso, para entrar no Poupatempo é preciso passar por medição de temperatura, higienização das mãos, com álcool em gel, e dos calçados, com tapete sanitizante.

Entre os protocolos sanitários adotados, também estão a intensificação da limpeza, sinalização nos bancos de espera, marcações no piso, barreiras de acrílico separando colaboradores de usuários, disponibilização de dispensers de álcool em gel e o uso obrigatório de máscaras, por exemplo.

Neste momento, somente os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica do veículo são oferecidos presencialmente.

Outros mais de 110 atendimentos estão disponíveis nos canais digitais do Poupatempo, como, por exemplo, renovação e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo, Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego e Carteira de Trabalho. De agosto a dezembro de 2020, cerca de 70% dos serviços oferecidos foram feitos pelo site e aplicativo do programa.

Horários

Em Presidente Prudente, o Poupatempo, localizado na Avenida Brasil, 1383, na Vila São Jorge, retoma as atividades de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Em Dracena, a unidade de atendimento fica na Rua Porto Alegre, 256, no bairro Metrópole, funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Detran

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) dentro do Poupatempo de Dracena e de Presidente Prudente retomaram os atendimentos aos cidadãos. A reabertura também inclui as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) dos demais municípios que fazem parte da região. A medida também ocorre após a reclassificação para a fase laranja do Plano São Paulo, que permite a abertura dos serviços.

Os exames práticos e teóricos também serão retomados, assim como os atendimentos presenciais, que devem ser feitos mediante agendamento para garantir as medidas sanitárias no acesso aos postos, que trabalham com capacidade reduzida em função da pandemia de Covid-19. As regiões de Presidente Prudente e Dracena contemplam 45 cidades no Estado que disponibilizam unidades do Detran.

Nos portais do Detran e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar as mais de 70 opções de serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

Em 2020, o Detran ampliou em 67% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 72, na comparação com 2019. Dos principais serviços do órgão de trânsito, 90% já podem ser realizados online. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular