Chuvas ampliam estragos no Parque dos Pioneiros

27/02/2019 05h50 Problemas estruturais no Parque começaram a ocorrer em 2013.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Chuvas ampliam estragos no Parque dos Pioneiros Chuvas ampliaram danos na estrutura do Parque dos Pioneiros. (Foto: Natacha Dominato)

As chuvas dos últimos dias, sobretudo desta terça-feira (26) ampliaram os estragos no Parque dos Pioneiros, em Adamantina. Desde o início de 2013 o local vem sofrendo com problemas estruturais, diante da ruptura das galerias metálicas subterrâneas, e a cada nova chuva o cenário se agrava.

Nesta terça-feira, houve a ampliação dos danos em uma região que já estava isolada, em razão dos problemas que se avolumaram ao longo dos últimos seis anos, que culminaram com o surgimento de crateras ao longo do traçado das galerias metálicas subterrâneas. Com a ruptura dessas estruturas, a terra é sugada e levada pelas águas, levando à abertura das crateras.

Como medidas emergenciais, equipes da Prefeitura estiveram pelo local e ampliaram a área de interdição, como medida de segurança. O local deve receber obras de recuperação, após o término do período chuvoso.

Obras estão prestes a serem iniciadas

As obras de recuperação do Parque dos Pioneiros estão prestes a serem iniciadas. Nos últimos meses do ano passado o prefeito Márcio Cardim anunciou a assinatura dos documentos relativos ao financiamento (empréstimo) de R$ 2 milhões junto à agência paulista Desenvolve SP, para a execução das obras.

Em outro financiamento, o município adquiriu uma escavadeira hidráulica que será usada na obra, a ser executada pela própria Prefeitura, para abertura das valas, onde serão instaladas as aduelas de concreto (tubos de concreto retangulares), já licitadas e que em breve já serão depositadas pelo local.

Para a instalação das aduelas, a prefeitura também licitou um guindaste, que permitirá içar as peças, permitindo a construção de uma nova galeria, em toda a extensão do Parque, da Alameda Padre Nóbrega à ponte na Avenida Francisco José de Azevedo.

Problemas no Parque e reflexos na cidade

Os problemas concentrados na região do Parque dos Pioneiros podem estar desencadeando as inundações em outras regiões da cidade, como na Alameda Santa Cruz (entre a Rua Joaquim Nabuco e Rua Euclides da Cunha) e Alameda dos Expedicionários (entre a Rua Euclides da Cunha e Avenida Santo Antônio), bem como na Avenida Deputado Cunha Bueno (região do salão social da Acrea), Avenida Capitão José Antônio de Oliveira (região do Ave Cristo), Alameda Maria Cândida Romanini (entre a Rua Osvaldo Cruz e Avenida Adhemar de Barros) e a rua Fioravante Spósito (região da Casa da Cultura). Nesses locais têm sido comum a ocorrência de inundações, invadindo casas e estabelecimentos comerciais, além de arrastar carros.

Com a obstrução das galerias no Parque dos Pioneiros, há comprometimento da vazão. A expectativa é que as obras de substituição das galerias ampliem a vazão e deem mais velocidade ao escoamento das águas.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular