Bicicletas em alta: cresce número de adeptos ao ciclismo

10/08/2020 05h34 Pandemia impulsiona venda e manutenção de bicicletas na microrregião de Adamantina.
Redação - Acally Toledo - Informações: Grupo Impacto, Adamantina - SP
Bicicletas em alta: cresce número de adeptos ao ciclismo Influenciado pelo filho Igor, além de amigos, Edson Fernandes aderiu ao ciclismo durante a pandemia. (Foto: Gustavo Castellon / GRUPO IMPACTO)

Bicicletas para lazer, esporte ou mesmo locomoção urbana. A pandemia do novo coronavírus tem movimentado o setor das bicicletarias em todo o país. E na microrregião de Adamantina não é diferente!

Pelas vias é visível observar o aumento de praticantes. Na verdade, não precisa sair de casa para perceber a onda do pedal nesse período, já que as redes sociais estão cheias de cliques dos passeios ou de paisagens das ruas e estradas utilizadas como rotas pelos ciclistas.

Nas lojas do setor, o movimento também é intenso.

Levantamento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) aponta que entre maio e junho houve aumento médio de 50% no número de vendas em relação ao ano passado no país. Porém, no mês passado, o crescimento chegou a 118% em comparação a julho de 2019. A pesquisa, divulgada na sexta-feira (31), foi feita com mais de 40 empresas associadas à entidade.

Os números nacionais também refletem a realidade regional. Os empresários Carine Lopes Elias e Márcio Fernando Elias, proprietários de uma bicicletaria em Osvaldo Cruz, relatam aumento de cerca de 80% nas vendas durante a pandemia. Já Adilson Vagner Delai, gerente de uma loja do setor em Adamantina, demonstra em números o acréscimo: em julho do ano passado foram vendidas 33 bicicletas e, neste ano, saltou para 93 no último mês.

"Nesta época do ano não é costume ter movimento no ciclismo. O giro das empresas neste período é baixo. Época em que o pessoal dá uma desanimada em pedalar, tem o frio intenso também, o entardecer está mais gelado, ventando, então existem diversos fatores que contribuem tradicionalmente para diminuição das vendas de bicicletas e serviços. Este aumento é algo que nunca ocorreu neste período do ano", disse Carine.

CRESCIMENTO NA DEMANDA

Atuando há 30 anos no segmento, Vagner também se demonstra surpreso com o crescimento da demanda nos últimos meses. "Nos primeiros dias da pandemia liberamos os funcionários, com o fechamento do comércio, e não houve grandes movimentos. Porém, ainda no fim desta primeira semana começou a crescer os serviços de manutenção, a procura por bicicletas, e chamamos de volta os funcionários para o atendimento delivery. E, desde então, o crescimento só foi se acentuando. Em 30 anos no ramo nunca vi um período com procura tão grande", destaca.

Ele ressalta ainda que cerca de 70% dos serviços é realizado pelo sistema delivery – a empresa busca e leva a bicicleta. "Já operávamos neste modo antes da pandemia, e hoje representa maior parte do serviço realizado".

A pesquisa, divulgada na última semana, apontou ainda o perfil de consumo. Destaque para os modelos chamados de ‘bicicletas de entrada’, com valores para o consumidor final entre R$ 800,00 e R$ 2.000,00. Estas bicicletas são utilizadas normalmente para transporte, lazer e exercícios físicos de baixo impacto.

"As bicicletas que os consumidores procuram são os modelos mais em conta, para quem está iniciando. E nem sempre é o modelo ideal para quem deseja realizar atividade física. É um pouco complicado explicar para as pessoas que se deve comprar uma bicicleta ideal para cada tipo de esporte, e nem todos os estilos disponíveis na internet servem para determinado tipo de atividade. Para uma velocidade elevada, precisa ser uma bicicleta com bons freios, ter uma suspensão adequada, componentes que garantem segurança e tranquilidade. E, muitas vezes, as bicicletas baratas têm estes componentes com menor resistência. Por isso indico procurar uma loja, um amigo que entenda o tipo de produto adequado para cada perfil", esclarece Carine.

O gerente de Adamantina destacou ainda a procura diversificada de bicicletas, incluindo as infantis. Além disso, ele pontua a falta de reposição de produtos. "Não estamos só vendendo, estamos fazendo muita manutenção também. Mas falta muita coisa no mercado, tanto bikes, quanto produtos, acessórios, como capacetes e faróis", explica.

Além do crescimento da demanda e, tradicionalmente produção menor devido giro pequeno neste período no ano – conforme já colocado por Carine –, o mercado internacional também tem contribuído para a falta de produtos. "Até produtos importados não são mais encontrados. O mercado deve se normalizar apenas em 2021", disse Vagner.

ACADEMIAS X CICLISMO

Enquanto nos grandes centros urbanos o aumento ocorreu especialmente porque a população procura por soluções para evitar as aglomerações do transporte público, no interior – como na microrregião de Adamantina – o crescimento foi estimulado pelo fechamento das academias. Edson Eduardo Fernandes, de Adamantina, é exemplo destes novos praticantes, que encontraram na bicicleta uma forma de continuar a rotina de exercícios e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios da prática, como o desenvolvimento do bem-estar.

Aos 49 anos, ele mantém um ritmo de atividade física para manter a saúde. Antes era frequentador rotineiro das academias. Com o fechamento dos espaços optou pelo ciclismo para se exercitar. "Meu filho e meus amigos há muito tempo falavam dos benefícios da prática, porém não havia muito interesse, pois já tinha uma rotina de atividade física. Com a restrição de funcionamento de algumas atividades devido ao novo coronavírus, como as academias, fui convencido a pedalar, e hoje gosto bastante".

Ele optou pela prática há aproximadamente dois meses e, desde então, pedala três vezes por semana pelas estradas rurais de Adamantina e região. "São diversos os benefícios, mas destaco o relaxamento proporcionado, é desestressante. Talvez volte para a academia, porém, agora, como uma forma de fortalecimento para o ciclismo, que pretendo continuar".

Seu filho, Igor Eduardo Fernandes é adepto das pedaladas há cerca de dois anos. E também relata o crescimento de praticantes. "É perceptível o aumento de ciclistas, nos grupos, nas estradas da região. É bacana, por ser um esporte que pode ser praticado por todas as faixas etárias, por todos os perfis de público. Ao mesmo tempo em que mantém um ritmo de atividade física, se preserva a saúde, pois são tomados todos os cuidados para se evitar aglomerações, situações que possam facilitar a propagação do coronavírus. Uma prática ao ar livre, de contemplação e desbravamento das belezas de nossa cidade e região".

SERVIÇOS

Bicicletaria Ideal

Telefone: (18) 3521-5414

WhatsApp: (18) 99723-6923

Avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 236

Adamantina (SP)

Stillus Bikeshop

WhatsApp: (18) 99602-4565.

Avenida Dr. Miranda, 955

Osvaldo Cruz (SP)

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular