ATENDIMENTO GRATUITO: DDM e OAB de Dracena apresentam projeto para vítimas de violência doméstica

11/03/2019 07h17 O projeto Mapa do Acolhimento e a criação da sala lilás que será mantida na sede da Delegacia de Defesa da Mulher são as novidades.
Redação - Acally Toledo - Informações: Portal Regional, Dracena - SP
ATENDIMENTO GRATUITO: DDM e OAB de Dracena apresentam projeto para vítimas de violência doméstica A delegada Luciana, seccional Nilton Paschoal, presidente da OAB local, Marcos José Rodrigues e advogadas dracenenses. (Foto: Lucas Mello/JR)

No Dia Internacional da Mulher, a Delegacia da Mulher e a Comissão da Mulher Advogada OAB/Dracena apresentaram o projeto Mapa do Acolhimento e criação da sala lilás para atender gratuitamente mulheres vítimas de violência.

De acordo com a delegada responsável pela DDM, Luciana Nunes Falcão Mendes, o Mapa do Acolhimento já existe e atualmente cinco profissionais do município já estão cadastradas, entre advogadas e psicólogas, e atendem em seus respectivos espaços. Com a criação da sala lilás, o atendimento ficará centralizado e poderá atrair mais profissionais engajados no trabalho voluntário. "A dra. Ana Paula Coser nos procurou e acertamos o projeto. Com isso quem ganha é a sociedade e a mulher vítima de violência", considerou.

Ainda de acordo com a delegada a violência doméstica abrange desde a violência física, moral, patrimonial, sexual, homicídio e feminicídio, que é caracterizado como um crime praticado pela condição de gênero, por menosprezo a condição de ser mulher.

A mulher vítima de violência pode procurar a DDM ou outra delegacia para o registro da ocorrência que será encaminhada para a DDM, posteriormente. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 180. "As denúncias só se tornam eficazes quando a mulher quer realmente deixar o círculo de violência uma vez que são crimes que precisam de representação ou denúncia para que o atendimento e o trabalho tanto do Judiciário, como do Ministério Público e Policial tenham eficácia", apontou.

Estavam presentes o delegado seccional Nilton Paschoal, o presidente da OAB Marcos José Rodrigues, equipe da Polícia Civil e advogadas.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular