Após determinação da Justiça, Vigilância Sanitária interdita asilo que teve 14 mortes por Covid-19 em Tupã

06/08/2020 06h26 Prédio já estava fechado desde o dia 13 de julho. Cartoze idosos morreram após serem diagnosticados com a doença; no total 47 moradores e 18 funcionários foram infectados.
Redação - Acally Toledo - Informações: Folha Regional, Tupã - SP
Após determinação da Justiça, Vigilância Sanitária interdita asilo que teve 14 mortes por Covid-19 em Tupã Asilo Casa Emanuel, em Tupã, precisou ser interditado e todos os idosos foram transferidos para outro local. (Foto: TV TEM / Reprodução)

Por determinação da Justiça, a Vigilância Sanitária de Tupã (SP) interditou nesta segunda-feira (3) Casa Emanuel, o asilo onde 14 idosos morreram após serem diagnosticados com Covid-19.

A decisão da Justiça atende a uma ação do Ministério Público. O pedido da promotoria foi feito mais de 20 dias após a primeira morte no asilo, que está fechado desde o dia 13 de julho. Todos os idosos foram transferidos pra um outro prédio.

Quarenta e sete moradores do abrigo e 18 funcionários foram infectados pelo coronavírus. Segundo a prefeitura, a suspeita é que o primeiro caso foi de uma funcionária do abrigo que fazia dupla jornada.

"Ela começou a passar mal com falta de ar; ela não conseguia falar; ela não conseguia mais reconhecer a gente; começou ter perda de memória", lembra.

Uma idosa que vivia na Casa Emanuel ainda está internada na UTI da Santa Casa de Tupã.

Desde o início da pandemia, além das 14 mortes na Casa Emanuel de Tupã, outras 11 foram registradas em abrigos ou casas para idosos no Centro-Oeste Paulista.

Tupã contabilizava até a manhã desta terça-feira (4), 357 casos e 21 mortes por Covid-19. As mortes no asilo representam 66% do total de mortes na cidade.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular