Adamantina sedia encontro sobre o cultivo de soja na Alta Paulista

04/01/2019 05h24 Região da Alta Paulista se torna potencial para a cultura da soja. O evento está sendo organizado em parceria com a CAMDA.
Redação - Kako de Oliveira - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Adamantina sedia encontro sobre o cultivo de soja na Alta Paulista .

Dia 22 de janeiro Adamantina vai sediar o 1º Encontro Sobre Cultivares de Soja para a Região da Alta Paulista. A atividade vai acontecer na sede da APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), no bairro rural Estrada 14, com a coordenação do engenheiro agrônomo e pesquisador da APTA, Fernando Takayuki Nakayama.

Segundo o programa do evento, a cultura da soja apresenta a cada ano maior demanda em razão do aumento de consumo, sobretudo como commoditie para exportação. Neste contexto, a região oeste de São Paulo, ocupada principalmente pela cultura da cana de açúcar, torna-se uma potencial região para a soja, aplicada também para a reforma de canaviais. 

O encontro tem como público alvo os produtores rurais da Nova Alta Paulista. São oferecidas 400 vagas. A atividade acontece dia 22 de janeiro, a partir das 7h30, com a recepção aos inscritos. As apresentações técnicas acontecem a partir das 8h e seguem até por volta de 12h30. Após, almoço, com término do evento às 14h. Informações pelo telefone (18) 3521-4800 e pelo e-mail poloaltapaulista@apta.sp.gov.br.

O 1º Encontro Sobre Cultivares de Soja para a Região da Alta Paulista, tem o apoio dos parceiros Calcário ITAU, Fertilizantes Heringer, Fertilizantes Timac, Fertilizantes Mosaic, Nidera, TMG, Brasmax, Caraiba, Monsoy, Coopadap, Mauá, Binova, Giro, Alltech, Arysta, Syngenta, FMC, Nortox, UPL, Adama, Agroceres, Biomatrix e Laboragro.

Variedades para a região

De acordo com os organizadores do encontro, existe inúmeras opções de cultivares, porém, a previsão de comportamento de cultivares de soja em um determinado local é dificultada, visto que em latitudes semelhantes ocorrem disponibilidade térmicas diferentes, tornando-se necessário a realização de ensaios de campo para se conhecer a fenologia das diferentes cultivares e o seu desempenho agronômico, tendo em vista que as mais adaptadas apresentam maiores níveis de produtividade e o sucesso em relação a esse parâmetro é condicionado pelo genótipo do material e pela sua interação com as variações ambientais.

Neste contexto, o objetivo do evento é estudar e apresentar o desempenho agronômico de cultivares de soja na região da Alta Paulista, visando atender a demanda de produtores e técnicos por informações imparciais para a escolha de cultivares mais adequadas ao plantio na região.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular