Vereadores de OC pedem nomes de profissionais que atendem população na vacinação contra a Covid-19 e inclusão de portadores de comorbidades

17/02/2021 06h25 Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.
Por Pedro Panvéchio_Assessor Parlamentar de Comunicação Social da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, Osvaldo Cruz - SP
Vereadores de OC pedem nomes de profissionais que atendem população na vacinação contra a Covid-19 e inclusão de portadores de comorbidades .

Na sessão desta segunda-feira, 15, o vereador Homero Massarente (MDB) apresentou requerimento 04/2021 em que pede à Prefeita Vera Morena que encaminhe à Câmara os nomes dos profissionais atendentes, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos que atuem no exclusivo atendimento à população com sintomas da Covid-19.

Em conjunto com Luis Ricardo Spada Bonfim (Bitinha) (PSDB), Homero apresentou ainda o Requerimento 05/2021 sobre a possibilidade de serem incluídos na atual fase de vacinação contra o novo coronavírus as pessoas com comorbidades (câncer, diabetes, doenças de chagas, cardíacas, respiratórias, renais, autoimunes, sindrome de down e outras desde que comprovadas).

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Vereadores criticam resposta sobre quem foi vacinado

Na sessão anterior, os mesmos vereadores apresentaram requerimento em que pedem à Prefeita Vera que envie à casa os nomes das pessoas vacinadas contra a Covid, já que os vereadores teriam indícios de “fura-fila” no começo da vacinação. 

A Prefeita enviou resposta em que destaca ter determinada instauração de sindicância para apurar os fatos denunciados. Porém, não enviou os nomes das pessoas vacinadas. Os mesmos vereadores reiteraram o pedido e com críticas.

Moção de aplausos ao padre Rogério Mendes

O Presidente da Câmara, Antonio Bortoluci (Tuti) (DEM), apresentou moção de aplausos ao Pároco local, Padre Rogério Mendes pelo seu trabalho que permitiu que a Igreja Matriz de São José seja elevada como Santuário.

Ainda pelo religioso ter sido nomeado como Vigário Episcopal e membro do Colégio dos Consultores da Diocese de Marília.

Aplausos para o Rotary

Já o Vereador, Homero Massarente, apresentou moção de aplausos e reconhecimento ao Rotary Club Osvaldo Cruz, ao Rotary Internacional e ao Rotary de Punta Alta por terem adquiridos e doados à Irmandade da Santa Casa de Osvaldo Cruz os seguintes equipamentos:

- aparelho de fototerapia; 

- incubadora neonatal; 

- aparelho completo de anestesia e; 

- Cardiotoco (equipamento de cardiotocografia)

Ainda na sessão desta segunda-feira, 15, vários vereadores apresentaram indicações. Os autores foram à tribuna justificar seus pedidos como os casos de Luis R. Spada Bonfim (Bitinha) (PSDB), Roberto Amor Lhana (PV), Valdemir Anselmo (PP), Homero Massarente (MDB), Álvaro Bellini (o Álvaro Cabeleireiro) (MDB) e Adenilson Barbosa (Exclusivo) (PDT). 

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o andamento da sessão com o presidente da Casa de Leis, Antônio Bortolucci, o Tuti. “Foi uma sessão que transcorreu dentro dos trâmites normais, nenhum projeto foi votado, porque não tinham ainda os pareceres, por isso deram entrada seguindo o rito normal”, disse.

Com relação ao projeto de iniciativa popular que pede condições de igualdade para que todos os setores de comércio e prestação de serviços sejam enquadrados como essenciais, o presidente destacou que o projeto deu entrada, mas foi enviado para as comissões. “Desde o protocolo desse projeto na sexta-feira, a gente começou a pensar qual seria a melhor saída, porque trata-se de matéria que não tem jurisprudência no Brasil, daí nossa reunião em pleno domingo para discutir o assunto e na segunda outra reunião com os responsáveis pelo projeto. Para que haja toda segurança legal nos próximos passos, o projeto foi enviado para as comissões e depois para o setor jurídico, para que caminhe dentro da legalidade.”.

Outro ponto que deve ser analisado nos próximos dias é a certificação das assinaturas, porque parte delas está irregular de acordo com um pequeno apanhado que foi feito. Além disso, toda matéria que dá entrada na Casa de Leis, deve seguir os prazos e caminhos regimentais, não podendo pular etapas , para poder chegar ao jurídico, e também cumprir seu prazo antes de libera-lo para votação.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular