Justiça determina afastamento do prefeito de Pacaembu e vice deve assumir

11/03/2020 05h53 Investigação envolve suposto superfaturamento ou gastos injustificados em viagens do executivo.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Pacaembu - SP
Justiça determina afastamento do prefeito de Pacaembu e vice deve assumir Prefeito de Pacaembu, Maciel Colpas, é afastado judicialmente do cargo. Vice-prefeito assume. (Foto: DLZTV)

O Poder Judiciário da Comarca de Pacaembu, em medida liminar, determinou nesta terça-feira (10) o afastamento do prefeito da cidade Maciel Coplas (PSDB) do cargo, em processo que investiga suposto superfaturamento ou gastos injustificados em viagens do executivo. O prefeito investigado já foi notificado da determinação.

São 14 representados na investigação realizada pelo Ministério Púbico do Estado de São Paulo (MPSP), conforme Inquérito Civil (IC) nº 14.0359.0001054/2019-8, instaurado na Promotoria de Justiça da Comarca de Pacaembu em 1º de novembro de 2019, que apura eventual improbidade administrativa por violação aos princípios administrativos

A decisão pelo afastamento liminar do prefeito é assinada pelo juiz Rodrigo Menegatti, que acatou o pedido formulado pelo MPSP.

A Câmara Municipal e o Cartório Eleitoral da cidade já foram notificados na manhã de hoje, por oficial de Justiça, acerca da decisão, que determina, também, a posse imediata do vice-prefeito Adão Viscardi (PV). A sessão extraordinária de posse deve ocorrer às 17h desta terça-feira.

O Poder Judiciário determinou ainda o bloqueio de bens de quatro vereadores, também investigados pelo MPSP: Aparecido Donizeti Frias - (PMDB), José Messias Fagundes de Almeida (PSDB), Marcos Leandro Lourencetti (PP) e Valdecir Pessan (PMDB).

O afastamento do prefeito visa a apuração dos fatos relatados na denúncia do MPSP e que constam no processo, e tem duração de seis meses a contar da notificação do chefe do Poder Executi8vo. A defesa do prefeito Manoel Colpas deve recorrer da decisão, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para tentar reverter seu afastamento determinado pelo juiz da Comarca.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular