Em Adamantina, Dória inaugura nova sede da Delegacia Seccional e galerias do Parque dos Pioneiros

21/02/2020 06h10 Governador entregou a nova Delegacia Seccional da Polícia Civil e canalização do dos Pioneiros.
Redação - Acally Toledo - Informações: Siga Mais, Adamantina - SP
Em Adamantina, Dória inaugura nova sede da Delegacia Seccional e galerias do Parque dos Pioneiros Governador João Dória faz inaugurações em Adamantina nesta quinta-feira. (Foto: Governo SP)

Em visita oficial a Adamantina na tarde desta quinta-feira (20), o governador João Dória inaugurou a nova sede da Delegacia Seccional da Polícia Civil. Na mesma solenidade, descerrou as placas de inauguração das obras de canalização do Parque dos Pioneiros, de Adamantina, e do Centro de Convivência do Idoso de Iacri.

Dória esteve na cidade acompanhado do secretário estadual de desenvolvimento regional, Marco Vinholi e da secretária estadual de desenvolvimento social, Célia Parnes. O evento recebeu ainda os deputados estaduais Mauro Bragato e Ed Thomas, além de prefeitos, vereadores e autoridades civis e militares de Adamantina e região.

Dória desembarcou de helicóptero no estádio municipal e seguiu para a nova sede da Delegacia Seccional da Polícia Civil. Ao final do evento embarcou de avião no aeroporto de Adamantina com destino a São Paulo, onde tem agenda, nesta noite, no Palácio dos Bandeirantes.

Delegacia Seccional: obra conquistada em 2012

O novo prédio próprio da Delegacia Seccional da Polícia Civil em Adamantina, localizado à Rua Josefina Dall'Antonia Tiveron, 100, tem 2.209,94 m², distribuídos em dois pavimentos.

Ao todo, são três gabinetes com banheiro para delegados, duas salas com banheiro, oito salas de arquivo, seis salas simples, um almoxarifado, três copas, uma cozinha, um refeitório, uma área de serviço, uma despensa, cinco sanitários femininos e outros cinco masculinos (sendo dois acessíveis), área de lazer, auditório, plataforma elevatória para acesso ao primeiro andar e estacionamento coberto para 28 veículos.

Sua construção foi realizada a partir de convênio assinado em 2012 pelo Município de Adamantina com a Secretaria Estadual da Segurança Pública (Convênio GSSP/ATP 66/12), na gestão do ex-prefeito Kiko Micheloni. As obras foram iniciadas em 2015, sofreram paralisação, foram retomadas em 2016 e concluídas em 2019.

Essa conquista é definida como um marco para a segurança pública local, o que vai permitir fortalecer o trabalho policial, o melhor aproveitamento dos insumos materiais e humanos e a elevação dos padrões já consagrados, na prestação de serviços ao cidadão.

Chefiada pelo Delegado Carlos Roberto Vasconcelos, a Seccional tem efetivo total de 26 policiais civis e uma frota de 11 viaturas. O atendimento também abrange as cidades de Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Lucélia, Marianópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Sagres e Salmourão.

No novo endereço, a Polícia Civil de Adamantina passa a compor um complexo de serviços públicos recém instalados na região, como a própria sede da 2ª Cia do 25º Batalhão da Polícia Militar, CIS (Centro Integrado de Saúde), Creche Municipal e o Tribunal de Contas.

Desde novembro do ano passado a Delegacia Seccional da Polícia Civil já funciona neste novo espaço.

Canalização do Parque dos Pioneiros: empréstimo de R$ 2 milhões

As obras de canalização do Parque dos Pioneiros, iniciadas em março do ano passado, foram realizadas a partir de empréstimo contraído pela Prefeitura de Adamantina, no valor de R$ 2 milhões, junto à Agência DesenvolveSP, com prazo de pagamento de 72 meses. O início do contrato é de 4 de dezembro de 2019, com 12 meses de carência. Assim, o calendário de pagamentos do empréstimo já foi iniciado pela Prefeitura.

A área do Parque onde havia a galeria de tubo metálico foi escavada para a remoção dessa estrutura e no local foi instalada uma galeria de aduelas de concreto. Ao todo, numa faixa de 480 metros de extensão (entre a Alameda Padre Nóbrega e a ponte da Alameda Francisco José de Azevedo), foram instaladas cerca de 460 aduelas de 3m x 3m.

Ainda há um trecho de tubos metálicos que precisa ser substituído, com cerca de 100 metros de extensão, conforme divulgado no começo deste mês.

Fora as obras das galerias, o Parque recebe obras de construção de uma nova praça esportiva, a partir de convênio conquistado em 2013, na gestão do ex-prefeito Ivo Santos. Recentemente o Parque recebeu novos playgrounds e um novo convênio com recursos estaduais do MIT (Município de Interesse Turístico) vai permitir instalar iluminação led no local.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular