Doria lidera disputa pelo governo, mas rejeição sobe

16/04/2018 08h24 Datafolha mostra tucano com 29% ante 20% de Paulo Skaf em São Paulo.
Redação - Kako de Oliveira - Fonte: UOL, Brasília - DF
Doria lidera disputa pelo governo, mas rejeição sobe Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/doria-lidera-disputa-pelo-governo-mas-rejeicao-sobe.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão prote

O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) lidera a corrida pelo governo do estado, segundo levantamento do Datafolha. A rejeição ao tucano, porém, disparou na capital –que comandou por um ano e três meses, até renunciar para disputar a eleição.

Doria é o primeiro colocado nos dois cenários pesquisados de quarta (11) a sexta-feira (13). Ele aparece com 29% das intenções de voto, seguido pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), que tem 20%.

O atual governador, Márcio França (PSB), tem 8%, empatado com o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT), que marca 7%. Outros 26% declaram voto em branco ou nulo.

A vantagem de Doria aumenta quando Skaf não é apresentado como candidato. O ex-prefeito aparece com 36% das preferências, à frente de França (10%) e Marinho (9%). Votos em branco ou nulos sobem para 32%.

Cerca de um terço dos eleitores de Skaf migra para Doria. Outros 35% decidem votar em branco ou nulo, e o restante se divide entre os demais candidatos.

Nos dois cenários, Rogério Chequer (Partido Novo), Lisete Arelaro (PSOL) e Alexandre Zeitune (Rede) aparecem em uma faixa de 1% a 3%.

A seis meses da disputa, a pesquisa espontânea (quando não é apresentada uma cartela com os candidatos), mostra que 62% dos eleitores dizem não saber em quem votar. Outros 21% declaram voto em branco ou nulo.

O Datafolha ouviu 1.954 eleitores em 68 municípios de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP 04706/2018.

REJEIÇÃO

Líderes da disputa, Skaf e Doria também são os candidatos com os maiores índices de rejeição: 34% do eleitorado paulista dizem que não votariam "de jeito nenhum" no presidente da Fiesp e 33%, no ex-prefeito paulistano.

Atrás deles, aparecem Marinho (27%), França (22%), Chequer (21%), Arelaro (20%) e Zeitune (19%).

A rejeição a Doria é maior na capital paulista. Entre os moradores da cidade, 49% dizem que não dariam seu voto ao ex-prefeito. No interior, esse índice é de apenas 25%.

Para os demais candidatos, a taxa de rejeição é mais equilibrada entre eleitores da capital e do interior –o que sugere que Doria pode ter dificuldades em seu quintal.

Sua aprovação despencou, e dois terços dos paulistanos consideram que ele agiu mal ao deixar a prefeitura para disputar outro cargo.

O índice de intenção de voto de Doria também é menor na capital. No cenário com Skaf, o ex-prefeito tem 24% na cidade e 30% nos municípios do interior.

O desempenho de Doria na pesquisa é melhor entre os homens (35%) do que entre as mulheres (24%).

O tucano também pontua mais nos segmentos de maior renda: aparece com 39% entre os eleitores mais ricos e tem apenas 24% no grupo que recebe até dois salários mínimos por mês.

Doria é o favorito dos entrevistados que classificaram o governo Geraldo Alckmin (PSDB) como ótimo ou bom.

Nesse bloco, o ex-prefeito atinge 38% das preferências quando Skaf é candidato e vai a 49% no cenário sem o presidente da Fiesp. Marcio França, tem 9% e 11%, respectivamente, entre os eleitores que aprovam o governo de seu antecessor.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular