Reunião da Amnap debate problemas enfrentados por municípios

29/09/2017 19h15 Fila de espera para cirurgias, convênio deficitário de merenda escolar com Estado e fornecimento de medicamentos de alto custo foram alguns dos temas debatidos nesta sexta-feira (29), em Adamantina.
Redação - Fonte: Gi Notícias , Adamantina - SP
Reunião da Amnap debate problemas enfrentados por municípios Reunião da Amnap nesta sexta feira em Adamantina.

Com a presença de apenas oito prefeitos, a Amnap, Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, promoveu mais uma assembléia para debater problemas relacionados à região.

O encontro, realizado em Adamantina, na tarde desta sexta-feira (29), contou com a presença dos chefes do Executivo de Tupi Paulista, Junqueirópolis, Irapuru, Mariápolis, Sagres, Osvaldo Cruz, Parapuã, além de Márcio Cardim (DEM), prefeito anfitrião.

Participaram ainda, vereadores, assessores parlamentares, o Deputado Federal, Izaque Silva (PSDB), de Presidente Prudente e o vice-presidente da Associação Paulista de Município, ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri.

Abrindo a reunião, o prefeito de Adamantina propôs união dos municípios para acabar a fila de espera por cirurgias eletivas. Segundo Cardim, os programas atuais do governo do estado de São Paulo não são efetivos, sendo necessário uma mobilização em busca de uma solução para o problema.

Em seguida, o presidente da Amnap, prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, destacou outro problema enfrentado pelos municípios na área da saúde, o custeio de medicamentos de alto custo. O Estado não cumpre sua obrigação, fazendo que a Justiça determine a prefeitura o custeio deste medicamento. De uma hora para outra temos que pagar R$15 mil em apenas um remédio sem haver orçamento para isso, disse.

Além disso, Mazucato prestou contas dos trabalhos realizados pela Amnap em prol dos 31 municípios da região. Protocolamos ofício na Secretaria de Transporte para duplicação da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), entre Parapuã e Adamantina, pedimos também à Secretaria de Segurança Pública a reativação da base operacional da Polícia Rodoviária em Dracena e a finalização da sede da Polícia Militar na mesma cidade, estamos em contato ainda com Ministério da Saúde para solucionar a questão das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Adamantina, Dracena e Osvaldo Cruz, que não funcionam e cobraremos ao Estado a liberação de mais recursos para arcarmos com as despesas da merenda escolar. Caso contrário, não renovaremos convênio, afirmou.

Ainda sobre a merenda escolar, Mazucato explicou que Osvaldo Cruz tem déficit mensal de R$60 mil por fornecer alimentação aos alunos da rede estadual. "O valor do convênio é deficitário".

O prefeito de Mariápolis, Val Dantas (DEM), propôs que nenhum município assine convênio com o Estado, como feito pela Prefeitura de Panorama no ano passado. "A situação de Osvaldo Cruz deve ser a mesma de todas as cidades. É necessário uma mobilização em conjunto.", disse. Mazucato. "Não é uma questão partidária, mas orçamentária".

Barbieri afirmou que Associação Paulista de Município já realiza cobrança ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) neste sentido e apoiou a mobilização da Amnap. "Não podemos subsidiar o Estado", destacou.

Ficou definido que os municípios devem prestar, até quarta-feira (4), informações sobre a situação da merenda à Amnap, que protocolará ofícios nas Diretorias de Ensino de Adamantina e Tupã, além na Associação Paulista de Municípios, para que os valores do convênio sejam revistos.

Além destes assuntos, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou o Censo Agropecuário aos presentes, que começa neste domingo (1º), em todos os municípios do país.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular